José Santa Cruz, cuja voz era inconfundível, deixa saudades nos corações brasileiros

Foto: Divulgação

O ator, radialista, humorista e dublador de Dino da Silva Sauro, Magneto, Rúbeo Hagrid e tantos outros personagens, José Santa Cruz, faleceu na sexta (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. O comediante, que tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia, será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, no Caju, zona central, região portuária do Rio de Janeiro. O dublador, que tinha uma voz inconfundível, vai deixar eternas saudades nos corações brasileiros. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e fãs!

O paraibano, José Santa Cruz deixa, que iniciou a carreira no final dos anos 1940,  deixa um legado marcante na TV brasileira. Ele, que era conhecido por interpretar personagens como Dino da Silva Sauro na série ‘Família Dinossauro’ e Magneto nos X-Men, além de ter participado do elenco de programas como ‘Zorra Total’ e novelas como ‘O Bem Amado’ e ‘Espelho da Vida’, consolidou uma parceria humorística ao lado de diversos atores e colegas da época de rádio e teatro, como Lúcio Mauro, Arlete Salles e Orlando Drummond, com quem participou de diversos humorísticos, em emissoras como TV Rádio Clube de Pernambuco, TV Tupi, TV Excelsior e Rede Globo. 

Depois de fazer vários trabalhos no Nordeste, José Santa Cruz, que começou sua carreira na Rádio Tabajara, na Paraíba, se mudou para o sudeste, e começou a trabalhar em vários programas de humor como  Balança mas não cai, A Praça é Nossa e Zorra Total,  nesse último, interpretou diversos personagens, como o próprio Jojoca e Barbosa, que sempre terminava o quadro em saia justa no Metrô Zorra Brasil por conta das falas de duplo sentido de seu amigo, interpretado por Renato Rabello.

No ano de 1973, começou a dar vida a diversos personagens com sua voz inconfundível. Ele deu voz ao tor Danny DeVito e personagens como Magneto em X-Men, tanto nos filmes como no desenho X-Men Evolution, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J. Jonah Jameson nos filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi, repetindo o papel no desenho homônimo, e Dino da Silva Sauro em Família Dinossauro.

Em 2019, foi um padre surdo na novela Espelho da Vida, seu último papel fixo na televisão. Também fez uma participação especial num esquete de Zorra em 2020 como Seu Aristarco, o “homem mais velho do mundo”, mas acabou se afastando da atuação e da dublagem por conta da  COVID-19, e em 2021, sofreu um acidente em casa e machucou a coluna, o que o impediu de retornar depois da pandemia.

 

 

Fontes:

G1

José Santa Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *