Tributo a João Gilberto na TV Brasil

Foto: Acervo TV Brasil

Em tributo ao gênio da música brasileira João Gilberto, que faleceu no último sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta uma edição especial do programa Recordar é TV neste sábado (13), às 19h30, com imagens raras preservadas no acervo da emissora pública para reverenciar o criador da Bossa Nova. 

A produção recupera conteúdo exclusivo com canções e histórias do cantor, compositor e violonista registradas em shows e entrevistas da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro. Esse material conservado desde os anos 1980 se junta a mais referências produzidas pela própria TV Brasil na última década. 

A homenagem reúne trechos de programas em que personalidades como Cyro Monteiro, Marisa Gata Mansa, João Donato, Miúcha, Nelson Motta e Elizeth Cardoso contam e cantam a influência de João Gilberto em suas trajetórias. Os artistas destacam como a batida única desenvolvida por ele tornou a música brasileira reconhecida não só no país, mas também no exterior. 

Essas gravações históricas de obras do repertório do artista baiano trazem composições que se tornaram clássicos do cancioneiro nacional. Com essa pesquisa, o Recordar é TV traça um panorama sobre a vasta produção musical que o mestre da voz e violão deixa de legado. Esses registros mostram que o talento de João Gilberto marcou e segue inspirando gerações de artistas. 

Durante o tributo, a TV Brasil exibe imagens do próprio João Gilberto e de outros ícones da música brasileira interpretando canções que são verdadeiros hinos da Bossa Nova como “Chega de Saudade”, “Corcovado”, “Eu não existo sem você”, entre outros sucessos eternizados por astros da época.

Para realizar essa homenagem, a emissora pública combina trechos de diversos programas gravados em várias épocas como as atrações “Lira do Povo”, “Bossa Sempre Nova”, “Só pra lembrar”, “Musicograma”, “Estúdio Móvel”, e outras produções.

 

Serviço:

Recordar é TV – sábado, dia 13/7, às 19h30, na TV Brasil.

Recordar é TV – domingo, dia 14/7, para segunda-feira, 15/7, à meia-noite, na TV Brasil.

Recordar é TV – quarta, dia 17/7, para quinta-feira, 18/7, às 2h, na TV Brasil.

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: