Museu Bispo do Rosario Abre Exposição Quilombo do Rosário

Foto: Divulgação

O Museu Bispo do RosArio Arte Contemporânea, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, abre sua próxima exposição, Quilombo do Rosário, no sábado, dia 25 de agosto, às 11h, com a apresentação, pela primeira vez, da obra África de Bispo, que ficou guardada no Museu Nacional de Belas Artes, desde a década de 1990.

Além de apresentar África de Bispo, Quilombo do Rosário coloca em evidência a ancestralidade africana manifesta na produção do artista, reafirmando-o como uma personalidade negra da História e da Arte brasileira. Guiado pelo inédito mapa da África de Bispo, Quilombo do Rosário constrói uma cartografia entre os mecanismos de opressão impostos pelo paradigma colonizador ao arrancar sujeitos de seus territórios – sejam eles físicos ou mentais – bem como as formas de resistência e reinvenção que fazem frente a essas forças.

Com curadoria de Roberto Conduru, a mostra apresenta obras de Bispo do Rosario, Stela do Patrocínio e Antônio Bragança – que foram internos na Colônia Juliano Moreira – em diálogo com a produção de artistas contemporâneos, como Rosana Paulino, Sonia Gomes, Mulheres de Pedra, Ton Bezerra, Atelier Gaia, Dona Tuca, Jayme Lauriano e Jorge dos Anjos, além de uma colaboração com o Quilombo do Camorim, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A exposição foi contemplada no Edital do Produtor Cultural de 2017 – ISS, com o patrocínio da Via Rio S.A. e dá continuidade à proposta do Museu de garantia e ampliação do acesso à arte e à cultura fora dos eixos convencionais da cidade.

SERVIÇO

Exposição Quilombo do Rosario
Abertura: Sábado, 25/08 às 11hs.
Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
Endereço: Estr. Rodrigues Caldas – 3.400 – Taquara
Tel.: (21) 3432-2402
Visitação: terça à sexta das 10:00 às 17h, e no último sábado de cada mês
Haverá atividades culturais seguidas à abertura da exposição, a partir de 14h30, iniciando com os cortejos, jongo e capoeira, e finalizando com a feijoada.
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *