Paraíso da Tuiuti deixa sua marca na Sapucaí

Por Isabelle Melissa

 

Com desfile homenageando a Xica Manicongo, primeira trans do Brasil, a Tuiuti teve desfile marcado por correria

 

Tuiuti
Foto: Bruno Jordão

A Paraíso da Tuiuti chegou à Sapucaí para mostrar a potência de Xica Manicongo, que é considerada a primeira travesti do Brasil, que viveu no Brasil Colonial do século 16. Xica, foi trazida escravizada. E, segundo registros ela era considerada Realeza do Congo. Com o enredo ‘Quem Tem Medo de Xica Manicongo?’, a escola conseguiu homenagear de forma brilhante Xica, levantando uma pauta importante e atual, principalmente porque a transgenidade era tratada como transtorno mental.

 

Tuiuti
Foto: Bruno Jordão

Mas nem tudo saí como o esperado, e a Tuiuti experimentou o amargor de ver o sonho do título possivelmente se esvair na madrugada desta quarta-feira (5), quando ainda terminava seu desfile. Tudo ocorria bem, até que chegaram os momentos finais do desfile, e aos 67 minutos o 5⁰ carro alegórico ainda estava no 2⁰ recuo da Sapucaí. Aos 79 minutos a escola começou uma correria generalizada para que o portão não fechasse com a escola ainda dentro da avenida. 

Com isso, A escola pode ser prejudicada nas notas de quesito evolução e harmonia, pois passou em pelo menos 2 cabines de jurados com alas em correria. Assim, deixando o desfile menos harmônico, como deveria ser, e com a evolução prejudicada.  Mesmo assim, a Tuiuti deixou sua mensagem na Avenida. 

Lembrando que as apurações do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro ocorrerá ainda nesta quarta-feira às 16h, Globo e do G1. 

 

Confira as fotos:

 

 

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *