Tulio Dek faz instalação no Memorial Municipal Getúlio Vargas

Foto: Divulgação

O Memorial Municipal Getúlio Vargas apresenta, a partir de 12 de janeiro de 2019, a exposição “Memorial por Tulio Dek”, uma grande instalação do multiartista Tulio Dek nos espaços internos da instituição, no subsolo. No percurso do salão circular, estarão 50 pinturas do artista, de 1m x 1,40m, suspensas do teto, de modo a que o público caminhe em meio a elas. 

No lugar de telas, o artista mandou imprimir em tecido cru uma padronagem semelhante ao pijama usado por Getúlio (1882-1954) quando se matou, na madrugada de 24 de agosto de 1954. Tulio Dek fará intervenções com pintura em cada um dos recortes de tecido, usando palavras ou frases que discutem aquele momento marcante na história brasileira. A escrita, uma característica do trabalho de Tulio Dek, que também é poeta e compositor, busca “remeter à dor que Getúlio vivenciou naquele dia”, conta o artista.

Em um espaço anexo ao salão circular, Tulio Dek colocará uma porta, para o público atravessar. Do outro lado estará um púlpito. “É como se Getúlio quisesse dizer algo depois de sua morte”, comenta o artista. Atrás do púlpito, visível apenas para quem contornar o púlpito, estará um projétil do mesmo calibre usado pelo presidente em sua morte.

 

Serviço: “Memorial por Tulio Dek”

Abertura: 12 de janeiro de 2019, das 15h às 17h30

Até 5 de maio de 2019

Memorial Municipal Getúlio Vargas 

Praça Luís Camões s/nº, subsolo, Glória.

Terça a domingo, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: 21.2205.8191

memorialgetuliovargas.cultura@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/pg/memorialmunicipalgetuliovargas/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *