ARCHcine recebe inscrições para Residência Artística

Foto: Divulgação

3° ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura realiza entre os dias 5 e 22 de novembro a Residência Artística ARCHstories. A atividade acontece no Rio de Janeiro e promove um intenso intercâmbio entre artistas e moradores de habitações sociais da capital carioca. Esta é mais uma ação contida na temática ‘Habitar’, que norteia grande parte da programação do festival, lançando luz a temas relacionados à habitações, moradias, deficit habitacional, disputa por espaço, uso do espaço urbano para moradia, dentre outros assuntos.

Realizada em parceria com o Grupo de Educação Multimídia – GEM/UFRJ, a Residência ARCHstories busca uma reflexão sobre a ocupação do espaço das cidades e sobre o seu reflexo na imagem cinematográfica. A atividade contará com a participação do cineasta britânico Paul Sng, diretor do filme “Dispossession: A Grande Fraude da Habitação Social” (Doc, 2017, 82 min), que retrata os últimos 30 anos das habitações sociais no Reino Unido.

Radicado em Londres, Paul Sng apresenta seu filme na Sessão de Abertura do ARCHcine, no Rio de Janeiro. A Sessão também marca a exibição do curta-metragem produzido pela Residência Artística ARCHstories. As inscrições para a Residência são gratuitas e podem ser efetuadas até 28 de novembro, através do site do festival.

O ARCHcine conta com Patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Parceria Nacional do Festival MoveCineArte, Parceria Internacional do Arquiteturas Film Festival Lisboa e do movimento FilmEssay (Itália), Apoio Institucional do Centro Cultural Justiça Federal – CCJF e Parceria Cultural do Instituto de Arquitetos do Brasil, do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – Rio 2020 (UIA). Já a oficina ARCHstories é uma realização do Britsh Council, Oi e IBEFEST, através do Programa Pontes

 

SERVIÇO:

Residência Artística ARCHstories

Data: 05 a 22 de novembro

Local: Rio de Janeiro (em ocupações para habitação social da capital)

Horário: 17h e 19h

Inscrição Gratuita

Regulamento e inscrição no site www.archcine.com

Email: archcinefestival@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/archcinefestival

Instagram: @archcine

Site: www.archcine.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *