4º Festival de Literatura Infantil do Patronato (FLIPA) no Shopping Nova Iguaçu

Professores, educadores, alunos, ilustradores, escritores, bibliotecários, coletivos culturais, organizações locais, secretarias municipais, se unem ao festival, com a missão de fazer  desses três dias um grande encontro com a literatura e a cultura infantil.

 

 

Foto: Edna Rocha

A 4ª Edição do Festival de Literatura Infantil do Patronato (FLIPA) levará arte e cultura para o povo iguaçuano entre os dias 20 a 22 de setembro no Shopping Nova Iguaçu. A novidade desta edição do festival é o 1º Festival da Canção FLIPA, que se destina a criar um ambiente de interação cultural, bem como promover a literatura. Foram inscritas músicas inéditas de moradores da região e as 20 finalistas serão apresentadas no palco do shopping das 19h às 20h. O festival será realizado pelo Centro Social São Vicente (Patronato), em parceria com o Shopping Nova Iguaçu.

O FLIPA surgiu em 2015, como parte do projeto de incentivo a leitura e intercâmbio de ideias que o Centro Social São Vicente (Patronato) desenvolve com sua comunidade escolar e colégios da Rede Pública. Com objetivo de estimular e principalmente de democratizar o acesso à leitura e a cultura literária infantil, o FLIPA é o passaporte do público participante ao encantador mundo dos sonhos do ser e estar da cultura literária infantil.

Foto: Edna Rocha

Nesta edição o  FLIPA apresenta como artista homenageado, o inesquecível Monteiro Lobato, escritor e editor brasileiro pré-modernista, considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Picapau Amarelo, composta de 23 volumes. O escritor Moduan Matus, de Nova Iguaçu, também será homenageado, como grande nome da baixada na literatura carioca.

Além de mesas redondas, o evento desenvolverá inúmeras atividades literárias para crianças, jovens e adultos. Serão três dias de atividades com debate poético, saraus de poesia, café literário, tenda de debates, exposições, feira de livros, pescaria literária, mostra de danças, oficinas de trabalho e desenvolvimento e muitas outras atividades voltadas para o entretenimento das famílias iguaçuanas. 

Foto: Edna Rocha

Dentre a programação se destacam os debates no Café Literário, no espaço de coworking no piso 1 do shopping. No dia 20, haverá conversa sobre o cenário literário na Baixada Fluminense, às 15h e um bate papo sobre a vida de escritor, às 17h, “Mulheres das letras”. No dia 21, às 14h30, o tema será “Mulheres das letras”, às 16h a conversa será sobre literatura infanto-juvenil no século XXI e o papel da família e às 17:30 tecnologia x livros. Já no dia 22, às 14h haverá um bate papo com a escritora e cantora Marcia Lisboa e às 19h Felipe Saraiça e Lis de Castro conversam sobre depressão. Logo após, a programação termina com um sarau da baixada.

Além disso, algumas atividades serão fixas no shopping e ficarão das 11 às 18h à disposição do público, sendo elas: Exposição sobre Monteiro Lobato e sobre o escritor iguaçuano Moduan Matos, no Espaço Institucional, Pescaria Literária Patronato, tela interativa e stand de vendas da livraria Saraiva no Corredor das Oficinas e stand de vendas de uma editora de escritores de Nova Iguaçu, no Espaço Baixada. Também haverá apresentação teatral no Palco das 14h às 16:30 e mostra de dança da Academia Andrea Victorino das 17h às 18h.

 

Serviço:

4ª Edição do Festival de Literatura Infantil do Patronato (FLIPA)

Local: Shopping Nova Iguaçu

Endereço:  Rua Abílio Augusto Távora nº 1.111 – Bairro da Luz – Nova Iguaçu

Data: 20 a 22 de setembro

Horário: 10 às 18 horas.

A entrada é gratuita.

 

Informações através dos telefones: 2669-5529/2669-5867.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *