Jornada preparatória para o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise abre inscrições

Foto: Divulgação

No dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro, haverá uma jornada preparatória para o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise Febrapsi (“O Estranho – Inconfidências”), que será realizado no próximo ano em Belo Horizonte. Organizada por quatro sociedades de Psicanálise (SBPRJ, SPRJ, APERJ e sbpMG), a jornada é voltada para profissionais e estudantes da área e acontecerá das 9h. às 19h, no auditório do Edifício Cidade do Leblon,  no Leblon, zona Sul do Rio. As inscrições já estão abertas.  

Psicanalistas e profissionais de outros campos do saber farão palestras seguidas de debates para uma abordagem multidisciplinar do tema do congresso, “O Estranho – Inconfidências”, numa programação que inclui discussão de material clínico. O tema do Congresso  e da Jornada  têm como ponto de partida o ensaio “O Estranho” (1919), de Freud, e a história de luta pela liberdade da Inconfidência Mineira. 

A comissão organizadora da Jornada é formada por membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), da Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (sbpMG).   

 

 

Programação

 

Das 9h30 às 11h, os painéis são “O Estranho na Obra de Freud” (Luiz Antônio Telles de Miranda – SPRJ) e “Psicanálise, uma ciência unheimliche?” (Ignácio Paim – SBPPA e FEBRAPSI), com coordenação de Anette Blaya Luz (SPPA e Febrapsi); e das 11h às 12h30, “O Racismo como estranhamento” (Ynaê Lopes dos Santos, historiadora) e “O Estranho em nós” (Liana Albernaz de Melo Bastos – SBPRJ), com coordenação de Ana Sabrosa (SBPRJ).  

Das 14h às 15h30, “Uma leitura sobre o estranho na filosofia” (Leandro Chevitarese, professor de filosofia)  e “O Estranho na atualidade” (Cláudio Campos Filho – Aperj), com coordenação de Nanci Moura (Aperj); e das 15h30 às 17h, “O Estranho sertão roseano ou o homem inacabado” (Dília Gouveia, escritora e filósofa) e “João Guimarães Rosa: o estranho” (Sebastião Salim – sbpMG e SPRJ), com coordenação de Marília Botinha (sbpMG e SPRJ). 

O material clínico será apresentado das 17h15 às 18h45 pela psicanalista Cecília C. Colmanetti (sbpMG), e será comentado por Carolina EI Mann (SPRJ), Maria da Penha Mattos Nascimento (SBPRJ) e Roberta Beczkowski (Aperj), com coordenação de José Henrique Figueiredo (SPRJ). 

Na abertura, estarão presentes Paulo Qunet, presidente da SPRJ, Wania Cidade, presidente da SBPRJ, Eliana Lobo, presidente da Aperj, Edna Torres, presidente da sbpMG, e Anette Blaya Luz, presidente da Febrapsi e membro da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

 

Inscrições 

 

A jornada é aberta a profissionais e estudantes de psicanálise, psicologia, medicina e áreas afins e será realizada no auditório do Edifício Cidade do Leblon.

Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 135, 18º andar, no Leblon.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na SBPRJ, que fica na Rua David Campista, 80, Humaitá, pelo e-mail tesourariasbpri@sbpri.orq.br e pelo telefone (21) 2537-1333.

 

A taxa de inscrição é R$ 90 para profissionais e R$ 60 para estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *