Caixa de Fuxico estreia Cabeças Trocadas na SP Escola de Teatro

Foto: Divulgação

O espetáculo Cabeças Trocadas – do grupo Caixa de Fuxico da Cooperativa Paulista de Teatro – estreia no dia 6 de julho (sexta, às 21h) na SP Escola de Teatro, onde cumpre temporada até o dia 6 de agosto. Adaptada do romance do alemão Thomas Mann pela atriz Andrea Cavinato, a história aborda sentimentos humanos intensos e a forma como as atitudes podem expressar nossos desejos mais secretos. A direção é assinada por Rosana Pimenta.

No dia 15/7, após o espetáculo, haverá debate sobre teatro épico com Samir Signeu Porto Oliveira, coordenador e professor da Escola de Teatro Recriarte e doutor em Artes Cênicas pela USP. Já no dia 5/8, atriz e diretora conversam com a plateia sobre o processo da montagem.

Esta é a primeira montagem do Caixa de Fuxico, atuante desde 1999, destinada ao público adulto. Fruto de um longo processo de experimentação, a partir da densa e complexa narrativa de Mann, a peça expõe questões ligadas ao patriarcado e ao feminino em uma trama carregada de metáforas e ironia.

Foto: Divulgação

O enredo se passa em uma aldeia na Índia. Dois amigos – bem diferentes tanto fisicamente como na condição social e na forma de pensar a vida – vivem uma estranha aventura com uma mulher, a bela Sita. Em um momento de desespero, Sita toma a decisão impensada, ajudada pela deusa Kali, de trocar a cabeça do marido com a do amigo. As consequências de suas escolhas são surpreendentes e acabam por custar a vida desse trio amoroso.

Sinopse – Numa aldeia na Índia, dois amigos fisicamente diferentes com formas diversas de pensar a vida, vivem uma estranha aventura com a bela Sita que, num momento de desespero e com a ajuda da deusa Kali, toma a decisão de trocar a cabeça do marido com a do amigo. O espetáculo utiliza dos recursos da narrativa, do ritual, do teatro de sombras e da música ao vivo.

 

Ficha técnica:

Texto e concepção: Andrea Cavinato – adaptação de As Cabeças Trocadas, de Thomas Mann. Direção: Rosana Pimenta. Interpretação: Andrea Cavinato. Música ao vivo: Estela Carvalho. Direção de arte: Juliana Bertolini. Pesquisa musical: Helena Rosenthal, Juliana Bertolini e Estela Carvalho. Orientação sobre teatro de sombras: Andi Rubinstein. Iluminação: Zhé Gomes. Apoio em produção: Dani Caielli. Fotos: Priscila Reis e Lineu Ko. Costureira: Benê Calistro. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Carlito Tostes.

 

Serviço: 

Espetáculo: Cabeças Trocadas

Estreia: 6 de julho. Sexta, às 21h

Temporada: 6 de julho a 6 de agosto

Dias e horários: sexta, sábado e segunda (às 21h) e domingo (às 19h)

Ingressos: R$ 30,00 (meia entrada: R$ 15,00)

Bilheteria: 1h antes das sessões. Aceita cartão de débito e dinheiro.

Duração: 75 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Drama.

 

 

Bate-papo após sessão

15/7 – Samir Signeu Porto Oliveira: Teatro Épico

5/8 – Rosana Pimenta e Andrea Cavinato: Processo criativo

Local: SP Escola de Teatro (Sala R1)

Praça Franklin Roosevelt, 210 – Consolação. São Paulo/SP

Tel: (11) 3775-8600 – http://www.spescoladeteatro.org.br/

Acesso universal. Ar condicionado. Capacidade: 60 lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *