TV Brasil, Fiocruz e ICMBio lançam série documental Parques do Brasil

Emissora pública exibe primeiro episódio no Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Foto: Carlos Sanches

Com pré-estreia na TV Brasil no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, terça, às 22h15, a série Parques do Brasil estimula a difusão do conhecimento científico sobre a biodiversidade do país. O projeto é fruto da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A produção apresenta em sua temporada inicial seis episódios de 30 minutos. O programa que abre a série percorre o Parque Nacional das Emas no extremo da Serra dos Caiapós, em Goiás. Está prevista uma segunda temporada com o mesmo número de edições. Assim como a primeira, porém, ainda não tem período de exibição definido pela emissora pública. Ao todo, nas duas fases, a produção visita mais de 20 unidades de conservação nos quatro cantos do país.

Foto: Carlos Sanches

A obra audiovisual Parques do Brasil será lançada no dia 6 de junho, às 14h, no Auditório do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Após a exibição do programa, os realizadores da série documental batem um papo com o público.

Parques do Brasil é uma série de televisão que visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a diversidade biológica dos parques nacionais e de outras unidades de conservação brasileiras. A obra enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série da emissora pública conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas para ilustrar as jornadas que percorrem paisagens deslumbrantes em meio a fauna e a flora brasileira.

Foto: Carlos Sanches

Nos primeiros episódios da série, o público conhecerá também os Parques Nacionais da Serra da Canastra, da Serra da Bodoquena, das Sempre Vivas, do Descobrimento, do Pau Brasil, da Serra das Lontras, da Chapada Diamantina, do Pantanal Matogrossense, da Serra dos Órgãos, de Itatiaia, da Chapada dos Guimarães e de Boa Nova.

O programa da TV Brasil também mostra as Reservas Biológicas de Sooretama e de Una, e as Estações Ecológicas de Taiamã e da Serra das Araras.

 

Primeiro episódio

 

Foto: Carlos Sanches

A edição de estreia visita o Parque Nacional das Emas. A série Parques do Brasil mostra a diversidade de ambientes do cerrado, um bioma ainda pouco conhecido, e revela as ameaças geradas pelo boom do agronegócio.

O programa destaca, ainda, a variedade de espécies presentes na região do Parque como o veado-campeiro, a anta, o galito, a sucuri-verde, o queixada, a ema e a coruja-buraqueira entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *