Exposição Sobrevoo no Centro Cultural dos Correios

Foto: Divulgação

A partir do dia 4 de maio será possível conhecer um pouco mais do trabalho do artista multimídia Marcos Amaro no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. O paulistano apresenta a exposição Sobrevoo, com cerca de 40 obras de médias e grandes dimensões, com até seis metros de altura, composta de esculturas e assemblages (colagens com objetos e materiais tridimensionais), a partir de aviões desconstruídos e transformados em esculturas. A curadoria é de Ricardo Resende. A entrada é gratuita e a exposição segue em cartaz até 24 de junho.

Amaro tem realizado exibições de suas esculturas e obras em diversos suportes ao longo dos últimos anos em grandes feiras nacionais e internacionais. Partes de aviões são a principal matéria-prima das criações apresentadas, quase todas recentes e nunca antes exibidas.

 

“Nada ali é feito para voar novamente”, destaca Ricardo Resende.

 

Foto: Divulgação

Os pedaços de avião e outros materiais descartados, são usados e envelhecidos, como feltro, madeira, ferro, plástico, pneu, cano, corda, skate, lâmpada fluorescente, água, colchão, aparelho de televisão, intercalados com amarrações e soldas, se transformam “em um amontoado de coisas organizadas, sem deixar de evidenciar o equilíbrio precário das peças, esculturas e instalações em seu estado bruto”, diz no texto da exposição.

Para Resende, as obras, de médias e grandes resultam de partes combinadas que constroem formas inusitadas, as quais, de tão reais, ainda exalam cheiros, mesmo que eles já não existam mais nos restos do avião.

 

Sente-se no ar o odor do querosene, do óleo queimado das turbinas, da poeira acumulada nos feltros e lonas que faz uso para criar suas ‘pinturas’ e esculturas matéricas”.
Resende destaca a presença da paixão e morte presentes no trabalho com as carcaças de aviões. “Mas o que faz, estranhamente, é dar sobrevida com afeto a estas máquinas agora inúteis, que foram voadoras algum dia”, pontua.

 

Foto: Divulgação

O artista participou de diversas feiras nos últimos anos, entre as principais do país e do mundo. SP-Arte, Context NY, além de ter exibido na Scope Basel, na Suíça, feira paralela à Art Basel, Zurich Art Fair são apenas algumas delas.  Neste mês, o artista expõe obras de pequenas dimensões na Galeria Luis Maluf e desenhos no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo.

Marcos Amaro (1984) é empresário, estudioso, colecionador, artista plástico e reside em Bruxelas. Estudou filosofia – base intelectual fundamental no processo de pesquisa que antecede a produção artística. Desenvolve suas obras, predominantemente, com objetos aeronáuticos de grande e média proporção. A matéria em estado bruto, a descontextualização, o precário e a desconstrução são as características do seu pensamento poético. Colecionador, em 2012 cria a Fundação Marcos Amaro – FMA, com o intuito de dar acesso à sua coleção particular e à produção contemporânea de arte. Com esse mesmo objetivo, o artista está à frente do Museu da Escultura Contemporânea Latino-Americana (MESCLA) – projeto que se desenvolve a fim de tornar-se um espaço físico poético e sustentável na cidade de Itu e no campo adjacente ao centro urbano, composto por Salto e Sorocaba.

 

Serviço
Sobrevoo – individual de Marcos Amaro
Abertura: 04 de maio, às 19h
Período da exposição: de 05 de maio a 24 de junho
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, Centro)
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h
Informações:  (021) 2253-1580
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *