Programa Especial em clima de Natal

Foto: Divulgação

O Programa Especial desta semana está em clima de Natal. Para festejar essa data especial, a equipe do programa foi até São Paulo para conhecer a Companhia de Balé de Cegos da Associação Fernanda Bianchini e a Petrópolis, no Rio de Janeiro, para entrevistar os integrantes do Coral dos Anjos. O Programa Especial exibe ainda uma entrevista com a artesã Cristiane Mendonça, que faz bonecos inclusivos. A atração vai ao ar neste sábado, dia 23, ao meio-dia, na TV Brasil.

Fernanda Bianchini é fisioterapeuta e presidente da Associação Fernanda Bianchini, que oferece cursos de atividades artísticas gratuitos para deficientes visuais. Ela contou sobre o desafio ao começar a dar aulas de balé para meninas cegas, quando tinha apenas 15 anos, e como a dança pode transformar vidas. 

 

“E é isso que as pessoas precisam: acreditar nas pessoas, dar oportunidade para que as pessoas possam vencer suas barreiras, independente de qualquer deficiência. Vencer barreiras mesmo, de vida, de progresso, de hoje ter 350 alunos aqui dentro, sendo transformados, transformar suas famílias”, diz Fernanda Bianchini.

 

Em Petrópolis, cidade a cerca de 70 quilômetros do centro do Rio,  o fundador do Coral dos Anjos, Danilo Henriques, falou sobre o grupo que é integrado por  pessoas com e sem deficiência.

 

“Trabalhar com música, trabalhar com inclusão, com eles, é sempre muito prazeroso. Eles sempre estão abertos a te mostrar o que eles são capazes de fazer e sempre com muito carisma, sempre com muita alegria”, afirma Danilo.

 

No Programa Especial deste sábado, a artesã Cristiane Mendonça apresenta o trabalho com bonecos inclusivos. Ela falou sobre a importância da criança que tem deficiência se identificar e se sentir representada.

 

“Eles se sentem homenageados, vamos dizer assim, encontrando um boneco com a mesma deficiência. Se sentem representados.  A criança vai estar se identificando, então, eu acho que a brincadeira é fundamental para a vida da criança. Tem que puxar para esse lado, incentivar”, diz a artesã.

 

O Programa Especial trata da inclusão social de pessoas com deficiência, e mostra a diversidade de personagens, dá dicas, e traz entrevistas e reportagens. A cada semana, ele é dedicado a um tema. O Programa Especial tem os seguintes recursos de acessibilidade: LIBRAS, legendas em português e audiodescrição.

 

Serviço

Programa Especial – sábado, dia 23, meio-dia, TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *