Dia da consciência negra tem comemorações em toda a cidade.

No próximo dia 20, será mais uma vez comemorado em algumas cidades brasileiras o dia de Zumbi dos Palmares, lider da resistência negra. Consagrado como Dia da Consciência Negra, no Rio de Janeiro o dia será de grande chamamento as questões raciais. Mas nem por isso deixará de ser recheado de grandes eventos por toda a cidade. Da zona norte a zona sul da capital carioca tem evento vai fazer o seu feriado ficar mais empoderado. E o melhor: a maioria dos eventos são gratuitos.

Na zona oeste, os principais eventos acontecem em Santa Cruz, Realengo, Guaratiba e Padre Miguel. Em Realengo, na Arena Carioca Gilberto Gil, acontecerá às 19h a Peça “Toque de Negro”. Na Arena Carioca Chacrinha, em Guaratiba, a partir das 10h terá apresentações de números musicais, arte e também será servida uma feijoada. Grátis. Na Lona Cultural Sandra de Sá acontecerá uma grande festa com roda de capoeira, desfile de Moda Street Dance e Missa dos Quilombos, a partir das 15h. Já na Praça Zumbi, em Padre Miguel, acontecerá a tradicional festa no busto de Zumbi que começa às 10h com capoeira, jongo e maculelê. Durante o dia, terá ainda coroação da estátua, apresentação de hip hop, baile charme, samba de raiz com o grupo Família e bateria da Unidos de Padre Miguel, às 20h. Todos os eventos serão gratuitos.

 

Na zona sul, a ONU – Organização das Nações Unidas, através do Centro de Informação das Nações Unidas no país (UNIC Rio) promove o “Encontro das Áfricas”. O evento será realizado no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. Artistas do Brasil, Cuba e Senegal sintetizarão as contribuições culturais dos povos africanos com apresentações que vão dos tambores à música eletrônica. Paralelo a isso, artistas de rua ligados ao movimento negro produzirão telas que complementarão uma exposição online. Artistas como Eco, Izolag, Anahu, entre outros participarão dessa mostra.

 

 

No Centro do Rio, acontece o conhecido evento em frente a estátua de Zumbi, que se inicia às 8h da manhã com a lavagem da estátua pelas baianas. Ali perto, na Candelária, acontece no CCBB 20, as atividades começam às 9h da manhã, com a feira gastronômica Coro Come, trazendo comida de rua, moda, design e muitas novidades. Em seguida começam as atividades infantis, como as oficinas “Cantando com as Abayomis”, “Caçando Estórias em Causos da Criação” e o “Bailinho da Crespinhos S/A”. Na sede do Afoxé Filhos de Gandhi acontece a festa de abertura da Soberania Audiovisual no Rio de Janeiro. A sede do Afoxé fica na rua Camerino.

 

Na zona norte, o Centro Cultural João Nogueira – Imperator, promoverá uma série de eventos. Ocorrerão feiras, oficinas, palestras, peças e shows enaltecimento a cultura afro na contribuição artística na cultura do samba, desde a religiosidade, gastronomia, vestimentas e fantasias. No Clube 4 Linhas acontecerá o evento “Zumbi Vive”, promovido pelo coletivo Criolice. Nele, acontecerão terá palestras, capoeira, batalha do passinho, lançamento do CD “É Preta” e feijoada 0800 liberada das 14h às 16h. Após esse horário os ingressos vão de R$10 a R$20.

 

Eventos não faltarão nesse dia de muita reflexão e empoderamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *