“Plínio – A História do Maldito Bendito” no Centro Cultural Correios

Espetáculo que conta, com humor, a história de vida do dramaturgo paulista Plínio Marcos tem texto de Maurício Arruda Mendonça e direção de Silvio Guindane

 

Foto: Eduardo Tarran

Nascido em 1935, o escritor, dramaturgo, jornalista, ator, palhaço e figura chave para o teatro brasileiro, Plínio Marcos, teria completado 80 anos em 2015 se estivesse vivo. Para celebrar a data, o ator Roberto Bomtempo estreou o espetáculo “Plinio – A História do Maldito Bendito”. A nova temporada vai de 26 de outubro a 26 de novembro de 2017, no Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ.  A peça ficará em cartaz de Quinta a Domingo, sempre às 19h.  
Primeiro dramaturgo a colocar personagens que vivem à margem da sociedade como protagonistas, Plinio é autor de peças como “Barrela”, “Abajur Lilás”, “Navalha na Carne”, “Homens de papel”, “Quando as maquinas param”, “Dois perdidos numa noite suja”, “A balada de um palhaço”, dentre vários espetáculos importantíssimos para o nosso teatro. 

 


“O Plinio foi umas figuras mais perseguidas artisticamente no Brasil. O submundo se tornou protagonista em suas mãos. O espetáculo traz para os palcos não só a história biográfica do dramaturgo, mas sim uma grande história de vida que atinge o espectador em geral”,
conta Bomtempo. 

 

  
O texto é inédito, baseado em diversos livros escritos pelo próprio autor e tem a dramaturgia assinada por Mauricio Arruda Mendonça. Dirigido por Silvio Guindane, a peça conta com o humor implacável de nosso protagonista, este que sempre lhe foi peculiar, mesmo passando por diversas dificuldades em sua trajetória de vida e carreira. Um espetáculo dinâmico, arrebatador e emocionante, que transita entre o trágico e o cômico, atual e extremamente reflexivo para o homem contemporâneo.    

 

 

“Devido a tanta Censura, a obra e a vida de Plínio Marcos ficaram esquecidas no tempo, mesmo após o fim da ditadura militar. O autor que pegou a fama de “Maldito”, seguiu com sua imagem estereotipada, causando um afastamento do grande público, com isso só quem perdeu durante todos estes anos foi o próprio público”, diz Bomtempo. 
  

 

 

Sinopse:

Passado nos últimos meses de vida do autor, a personagem Plínio Marcos faz um panorama de suas andanças pela vida, desde a sua infância em Santos, sua imersão no circo como o palhaço Frajola, suas primeiras peças, a constante censura em suas obras, filhos, casamentos, sua vida de camelô e principalmente seu eterno amor pelo teatro. 

  
Ficha técnica:

Dramaturgia: Mauricio Arruda Mendonça.
Direção: Silvio Guindane
Elenco: Roberto Bomtempo
Iluminação: Daniel Galvan
Cenário: Daniele Geammal
Figurino: Mel Akerman

Direção de Produção: Miriam Freeland e Valéria Alves
Duração: 75 minutos
Gênero: Comédia Dramática
Classificação: Livre para todos os públicos

 

SERVIÇO:
PLINIO – A HISTÓRIA DO MALDITO BENDITO

Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ  Tel.: (21)2253-1580
Temporada: 26 de outubro a 26 de novembro de 2017
Horários: Quinta a Domingo às 19h
Valor: R$ 20,00 (Inteira) R$ 10,00 (meia)
Bilheteria: Quinta a domingo – 15h às19h
Duração: 75 min.
Classificação: Livre
Gênero: Comédia dramática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *