TV Brasil apresenta drama “O Velho e o Novo”, clássico do cinema mudo neste domingo (22)

Diretores Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov fizeram duas versões do filme cujo título provisório era “A Linha Geral”

Foto: Divulgação

Considerado um dos principais filmes do cinema mudo, “O Velho e o Novo” (1929) é o destaque da sessão Outubro Soviético neste domingo (22), às 23h, na TV Brasil. A produção explora ao máximo os recursos da montagem dialética. Os cineastas Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov começaram a gravar o filme “A Linha Geral” em 1917. O título provisório era uma alusão à coletivização da agricultura, linha geral do partido para o campo.

A primeira edição do longa foi concluída no início de 1929 e tinha a duração de 121 minutos, mas não foi apresentada ao público. Os diretores decidiram realizar uma nova edição do filme, antes de lançá-lo, em novembro, com o título de “O Velho e o Novo” e o tempo de duração de 87 minutos.

Sinopse

Produzindo individualmente com técnicas arcaicas, os camponeses pobres que compunham a ampla maioria da população da União Soviética no início do século XX mal conseguiam sobreviver e eram impiedosamente explorados pelos kulaks que formavam a elite do campesinato.

Cansada de comer o pão que o diabo amassou, a camponesa Marfa Lapkina decide reforçar o movimento pela coletivização da agricultura organizando um kolkoz (cooperativa) com seus vizinhos.

De início, a adesão é pequena, mas em meio a uma intensa luta ideológica entre as velhas e as novas concepções, as vantagens da produção coletiva vão se afirmando.

Faixa especial de filmes da emissora pública, a mostra Outubro Soviético traz produções de grande diretores da antiga União Soviética até o dia 25 de outubro, sempre às 23h. A seleção de de clássicos Outubro Soviético é resultado de uma parceria institucional da TV Brasil com o estúdio MOSFILM e a distribuidora CPC-UMES Filmes.

Ficha Técnica

Título original: Staroie i Novoie. País: União Soviética. Idioma: russo. Ano: 1929. Gênero: drama mudo. Preto e branco. Direção: Serguei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, com Marfa Lapkina, Konstantin Vasilyev, Vassily Buzenkov, M.Ivanin, Ivan Yudin. Inédito. 87 min. Classificação Indicativa: 18 anos.

Serviço:

Outubro Soviético – “O Velho e O Novo” – domingo (22), às 23h, na TV Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *