André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO participaram do Festival do Rio 2017

 A equipe do programa “Que Mundo é Esse?”, da GloboNews, abordaram o tema de que as Fake News podem acabar influenciando  na opinião de diversas pessoas  

 

Marcelo Li, Rodrigo Cebrian, Felipe UFO e André Fran
Foto: Edna Rocha

 

Neste sábado (14), André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO, equipe do programa “Que Mundo é Esse?”, da GloboNews, que percorreram países para fazer o Documentário “Fake News – Baseado em fatos reais”, participaram de um bate-papo, mediado por Marcelo Li, no Festival do Rio, Rio Market 2017, realizado no Hotel Royal Tulip Rio, na Zona Sul. Eles falaram sobre o processo de criação do documentário, o que motivou os criadores das notícias falsas e como elas influenciaram na política mundial, que foi gravado nos EUA, Rússia e na Macedônia, esse último, foi o lugar em que entrevistaram um rapaz de 19 anos, integrante do “Veles Boys”.  

Em algumas cenas que foram apresentadas ao longo do bate-papo, foi exibida a entrevista com jovem de 19 anos, que falou com equipe na redação de uma pequena rádio de Veles, no interior da Macedônia. Ele contou que ganhou dinheiro gerando notícias falsas, ainda disse que as notícias falsas existem e os leitores precisam estar atentos. A intenção desses jovens era financeira, juntar dinheiro para estudar fora, entre outros interesses. A forma que as notícias falsas repercutiram nas eleições dos EUA, quando saia algo a respeito de Trump, atual presidente dos EUA, foi um exemplo utilizado. Para combater essas notícias falsas, foi criada a fact-checking, agências de checagem de fatos, para conferir se as informações são verdadeiras ou não.

André contou que é um fenômeno ainda em curso, fizeram registros de um momento no tempo, de como está tendo impacto mundial. Ele ainda disse que são notícias criadas por pessoas que não são grandes corporações, jovens de países que não estão no centro do olhar do mundo, mas que tem um poder tem poder de influências gigantesco.

 

André Fran
Foto: Edna Rocha

 

“Registramos o movimento de um fenômeno que não sabemos aonde vai dar, estamos vendo algumas consequências, mas não sabemos quais serão todas”, André Fan.

 

A equipe tenta falar fácil e de uma forma que todos possam entender sobre o tema abordado. Eles perceberam que é muito simples produzir esse tipo de conteúdo, “Fake News”. Explicaram que as falsas notícias, que foram vistas na política, também podem surgir em diversas áreas como na saúde, entre outras, e que podem ter um efeito direto na vida de muitas pessoas.

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *