Prefeitura de Magé Inaugura Centro de Atenção ao Idoso em Mauá

Foto: Divulgação

 

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, em lembrança à data em que foi instituído o Estatuto do Idoso, no ano de 2003. Para presentear a população da melhor idade em Magé, a Prefeitura inaugura na próxima segunda-feira (2/10) o Centro Integrado de Atenção à Saúde do Idoso Vitor Alfradique (CIASI), no bairro Leque Azul, em Mauá, às 9h. 

O CIASI terá uma estrutura completa, composta por médico, enfermeiro, assistente social, profissional de educação física, nutricionista, técnico de enfermagem e equipe administrativa, com a missão de acolher, atender e encaminhar os idosos de acordo com suas necessidades, com consultas no ambulatório de apoio que passa a integrar a Rede de Atenção Básica de Saúde em Magé. 

De acordo com último Censo, mais de 25 mil habitantes de Magé estão na faixa a partir dos 60 anos, e Mauá é o distrito onde se concentram a maioria deles. E como projeto piloto, somente estes poderão receber os atendimentos no CIASI, que também funcionará com atividades de socialização, como o projeto “Horta Viva”, que será implantado com apoio das secretarias municipais de Agricultura Sustentável e de Meio Ambiente. 

Na horta, o trabalho será de forma integrada com orientação sobre as técnicas de plantio, os cuidados no cultivo e a colheita será feita pela equipe e usuários do Centro, que serão organizados em grupos para o trabalho na horta que será quinzenal. Com o que for cultivado na horta serão realizadas oficinas de educação alimentar, culinária e nutricional. Nas oficinas da Agricultura, o público vai aprender a trabalhar com os fitoterápicos, preparando sucos, chás entre outros subprodutos com ervas medicinais. 

 

 

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Cassandra Soares, “o objetivo do projeto é diminuir os níveis de insegurança alimentar e nutricional para essa população, trabalhar sua autonomia e escolhas alimentares, e ainda estimular o cultivo de hortas em casa”. 

 

 

Serviço: 

Inauguração do Centro Integrado de Atenção à Saúde do Idoso (CIASI) 

2 de outubro (segunda-feira) às 9h 

Estrada Nova de Mauá, s/n° – no antigo PSF Leque Azul, Mauá 

Atendimento da unidade: segunda a sexta das 8h30 às 12h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *