Ciclo de Palestras na Caixa Cultural Rio de Janeiro aborda Os Saberes Animais

A professora, poeta e ensaísta Maria Esther Maciel é a convidada de setembro do projeto gratuito Aventuras do Pensamento

 

Maria Esther Maciel
Foto: Branca Maria de Paula

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, no dia 2 de setembro (sábado), às 11h, debate sobre um tema tão instigante quanto novo no terreno das ciências humanas: Saberes Animais, com a professora, poeta e ensaísta Maria Esther Maciel. O bate-papo gratuito é parte do ciclo de palestras Aventuras do Pensamento, projeto mensal que reúne grandes pensadores brasileiros em conversas com o público infantojuvenil.

Autora de diferentes livros sobre o assunto, Maria Esther dedica sua pesquisa atual às fronteiras entre o que é animal e humano. Em sua palestra, irá abordar o que a humanidade pode aprender com os bichos, além de discutir questões a respeito do pensar dos animais, das semelhanças entre animais e humanos e da comunicação entre as diferentes espécies. Apresentará, ainda, alguns filósofos e escritores que têm contribuído para uma reflexão ética sobre o mundo animal.

 

 

“A cada dia, novas e surpreendentes revelações sobre animais de várias espécies são feitas por estudiosos do comportamento animal. Isso só vem reforçar a necessidade de repensarmos nossas relações com os bichos e tomá-los como seres sensíveis, inteligentes e dotados de saberes sobre o mundo”, afirma Maria Esther. “Quem pode garantir que os animais realmente são incapazes de pensar, ainda que de um modo diferente do nosso?”, questiona a pesquisadora.

 

 

Saberes Animais é o quinto encontro desta segunda edição do projeto Aventuras do Pensamento, que mensalmente lota o cinema da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A dinâmica dos debates se divide em duas partes: primeiro, os especialistas convidados fazem uma palestra de cerca de 50 minutos, apresentando a questão. Em seguida, crianças e adolescentes assumem o microfone, para perguntarem o que bem quiserem.

 

Maria Esther Maciel é escritora, poeta, ensaísta e professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra o projeto internacional Problematizing global knowledge – The new encyclopaedia project, do Theory, Culture & Society Centre, da Nottingham Trent University (Inglaterra). Entre suas publicações estão os seguintes livros:O livro de Zenóbia (ficção), O livro dos nomes (ficção), O animal escrito (ensaio) e As ironias da ordem (ensaios). Desenvolveu, como pesquisadora do CNPq, os projetos Poéticas do Inventário (2004/2007) e Bestiários Contemporâneos – Animais na literatura (2007-2010). Atualmente desenvolve o projeto Zooliteratura brasileira: animais, animalidade e os limites do humano, com bolsa de Produtividade do CNPq.

 

O projeto:

 

Aventuras do Pensamento é um projeto pioneiro no Brasil inspirado na série francesa Les Pétites Conferences, que tem tido alguns de seus livros publicados em território nacional pela Editora 34. Nesta edição, já estiveram entre os convidados Eduardo Viveiros de Castro, Luiz Eduardo Soares, Maria Rita Kehl e Muniz Sodré, entre outros, conversando com um público heterogêneo e interessado. Nos últimos dois encontros do ano, que acontecem nos primeiros sábados de outubro e novembro, respectivamente, o projeto receberá o artista plástico Ernesto Neto e a pesquisadora e ativista Djamila Ribeiro.

 

Outras informações podem ser obtidas em 

 

www.aventurasdopensamento.com.br

 

 

 

Programação:  

 

2 de setembro (sábado)

11h – Saberes animais – Maria Esther Maciel, professora de Literatura (UFMG)

 

7 de outubro (sábado)

11h – A história da arte no Brasil através do meu coração – Ernesto Neto, artista plástico

 

4 de novembro (sábado)

11h – A importância da quebra do silêncio – Djamila Ribeiro, pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Unifesp e feminista

 

 

Serviço:

 

Ciclo de Palestras Aventuras do Pensamento

Saberes animais, com Maria Esther Maciel

Entrada franca (Ingressos distribuídos uma hora antes de cada palestra)

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (com transmissão ao vivo no Cinema 2)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 2 de setembro de 2017 (sábado)

Horário: 11h

Duração: 1h30min

Lotação:  Cinema 1 – 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 – 80 lugares (mais dois para cadeirantes)

Classificação Indicativa: Livre (Projeto voltado ao público infantojuvenil, com temas e linguagem adaptados para essa faixa etária)

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *