“Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” fará première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado

O documentário, dirigido por Marco Abujamra, cria um recorte de como Autran percebia sua profissão

 

Foto: Divulgação

O documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, fará a sua première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 17 a 26 de agosto. A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiro de todos os tempos e será exibida no dia 21 de agosto, às 14h, no Palácio dos Festivais, exatamente no ano que se completa 10 anos da morte do artista. 

“Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” tem como foco principal a paixão do ator  pelo teatro e aborda temas como as companhias teatrais e a formação e dinâmica dessas “comunidades” muito particulares; a criação do TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, e reflexões sobre a arte do ator.

Mariana Marinho, produtora executiva do filme, resgata a entrega visceral do ator ao processo criativo e a relação direta com o público. O público teatral como parte da criação do personagem.

 

“A paixão do Paulo pelo Teatro é transmitida no filme de maneira sensível e ao mesmo tempo provoca uma reflexão mais ampla sobre como conduzimos nossos sonhos; se nos arriscamos ou se nos acuamos diante da dificuldade de entrega”, Mariana

 

Já segundo o diretor Abujamra, o documentário cria um recorte de como Autran percebia sua profissão, através da análise das montagens das peças “A Tempestade” e “Rei Lear”, de Shakespeare; e Solness – O Construtor, de Ibsen, por seus diretores (respectivamente Paulo de Moraes, Ulysses Cruz e Eduardo Tolentino).

Cenas históricas de filmes e peças estão presentes. Permeando o longa, trechos de entrevistas escritas e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões de Paulo Autran sobre a arte do ator, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais. Os textos são reproduzidos pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, criando uma dinâmica visual interessante e autoral.

 O filme, que será exibido em 2017 no canal Curta!, apresenta ainda depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro. Ao final, o depoimento histórico de Fernanda Montenegro, onde ela lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro.

 

Ficha técnica:

Diretor: Marco Abujamra

Produtora Executiva: Mariana Marinho

Diretor de Fotografia: Luis Abramo

Montagem: Thiago Arruda e Marco Abujamra

Atores:

Bete Coelho

Bruce Gomlevsky

Patricia Selonk

Gustavo Machado

Exibidor: Canal Curta!

Tempo de duração: 82 minutos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *