Memorial Érico Veríssimo é a atração de Conhecendo Museus

Foto: Divulgação

O programa Conhecendo Museus desta quarta-feira, dia 9, visita o Memorial Érico Veríssimo na cidade de Cruz Alta, localizada a 350 quilômetros da capital Porto Alegre. A atração vai ao ar às 22h30, na TV Brasil.  

O Memorial Érico Veríssimo é composto por originais datilografados com inúmeras observações manuscritas, cadernos de anotações, desenhos, correspondências e fotos. Os ambientes do Centro Cultural levam o visitante a conhecer vida e obra de Érico através de vitrines, painéis, estruturas interativas e outros recursos visuais, sonoros e táteis. Uma experiência singular para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o autor de ‘O Tempo e o Vento’, de ‘Incidente em Antares’ e de outros clássicos que posicionam este escritor entre os maiores nomes da nossa literatura.

Foto: Divulgação

A casa que abriga o museu é antiga, foi construída em 1883, e tem uma estrutura muito original. Érico nasceu nessa residência em 17 de dezembro de 1905. Na Sala da Terra, os visitantes podem conhecer o “Álbum de Família”, onde é apresentado todos os membros da família Veríssimo. Pela sua importância histórica e cultural, a casa foi tombada pelo IPHAE em 1984.

A carreira literária de Érico surgiu quando ele mudou para Porto Alegre, em 1930. Lá, ele teve contato com diversos outros escritores já renomados, como Mário Quintana. O primeiro livro de sua autoria, na categoria “contos”, foi lançado em 1932 com o título ‘Fantoche’. E o primeiro romance surge em 1933 com o nome ‘Clarissa’, nome que deu a sua filha.

Foto: Divulgação

Érico Veríssimo é um dos autores brasileiros mais conhecidos no exterior, com obras editadas em mais de 15 idiomas. Ao longo de sua carreira escreveu 36 obras, entre romances, novelas, contos, memórias, narrativas infantojuvenis e de viagens.

 

Serviço:

 

Conhecendo Museus _ quarta-feira, dia 9, às 22h30, na TV Brasil  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *