Ex-jogadora de vôlei Leila é a entrevistada do Conversa com Roseann Kennedy

Foto: Divulgação CRK-Leila

 

Medalhista olímpica em Atlanta e Sydney, a ex-jogadora de vôlei Leila Barros é a entrevistada do programa Conversa com Roseann Kennedy, que vai ao ar nesta segunda, dia 7, às 21h30, na TV Brasil. Brasiliense, Leila é hoje secretária de esportes do governo do Distrito Federal. Agora no mundo da política, ela fala da responsabilidade de levar o esporte ao maior número de pessoas.

 

“Quando a gente fala de políticas públicas, muitos governos não compreendem a força do esporte. E a minha bandeira, o que me trouxe para a gestão, o que me trouxe para a política, foi o esporte. As pessoas focam muito no esporte de alto rendimento, no esporte como promoção de super-homens e mulheres, mas esporte é cidadania. Esporte são valores, esporte é saúde, esporte é bem estar”, diz a ex-jogadora de vôlei.

 

Leila queixa-se do entendimento daqueles que fazem política no país em relação à valorização do esporte. Para ela, é essencial a compreensão dessa prática de forma mais ampla.

 

“A compreensão do esporte de que ele junto com a educação, ele agrega valores. Que ele junto com a segurança, é prevenção; tirando os jovens da droga, do assédio e do tráfico. De que ele junto com a saúde, ele é prevenção para a saúde dos idosos e desenvolvimento humano das crianças e do ser humano de forma geral… Essa é a minha luta… Das pessoas compreenderem o esporte em toda a sua plenitude”, afirma.

 

Atleta olímpica, Leila jogou na seleção brasileira de vôlei de 1988 a 2008. Conquistou duas medalhas de bronze, em Atlanta (1996) e Sydney (2000). Para ela, a sensação de receber um grande título pelo país é algo indescritível e que ela carrega sempre na memória.

 

Foto: Divulgação CRK-Leila

 

“O que pensamos na hora que recebemos? Pensamos na luta, pensamos nas nossas famílias, naqueles que nos ajudaram a chegar a este momento. E também a gente pensa muito no povo brasileiro. Quando te colocam ali e você escuta o hino, você imagina tanta coisa, que tá fazendo tanta gente feliz nesse momento… Nós somos um povo tão carente dessas alegrias, eu acho que o esporte propicia isso para os brasileiros.

 

Para ela, os resultados sempre foram fruto de muito esforço. Diz que nunca deixou de acreditar e sonhar que o seu destino seria traçado nas quadras de vôlei. Leila, que durante toda a sua vida estudou em escola pública, relembra com saudosismo o importante papel que o desporto escolar teve em sua carreira.

 

“Eu lembro da minha mãe no tanque lavando roupa e eu começando com o vôlei, muito inspirada pela geração de prata, de 84, a geração de Los Angeles que eram Renan, Montanaro, William e as musas, Isabel, Jaqueline, Vera Mosa… E a minha mãe lá lavando no tanque, tinha um varalzinho de arame e eu pegava a bolinha preta de meia, eu não tinha bola… E aí eu ia por cima do varal, atacava e falava pra minha mãe: Mãe, um dia você vai me ver jogando pelo Brasil.”

 

Leila relembra que várias vezes pensou em desistir. Mas diz que soube aproveitar as oportunidades e tirar o melhor das situações: “Eu sempre fui a mais baixa da seleção. Então sempre foi muita dificuldade pra mim. Mas com o tempo eu fui percebendo, o que eu tinha de diferente? Eu era a única canhota, como fui até hoje a única canhota que atuou na seleção”, observa.

Apesar do trabalho árduo, de treinos exaustivos, cuidados especiais na alimentação, diz que é maravilhoso estar dentro de quadra. E afirma que a carreira de atleta sempre é muito prazerosa para quem já viveu isso. E finaliza: “Se Deus chegasse aqui pra mim e perguntasse: E aí Leila, vai querer voltar de novo atleta? (Eu diria):Olha, mais umas dez vidas poderia colocar ali que eu viveria.”

Serviço:

Conversa com Roseann Kennedy – segunda-feira (dia 7), às 21h30, na TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *