Carnavalesco Leandro Vieira no Sem Censura desta quarta

Foto: Divulgação

Quarto lugar em 2017 na Passarela do Samba com o enredo ‘Só com a Ajuda do Santo’, o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, é  convidado desta quarta-feira (dia 12), do programa Sem Censura, que vai ao ar às 17h. Leandro vai falar sobre os bastidores da criação no carnaval em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e sobre o enredo da Verde e Rosa de 2018: ‘Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco’, que irá abordar as manifestações populares que acontecem independente da verba que os financia.

Nesta quarta, a apresentadora Vera Barroso também entrevista André Rosenthal Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan. André falará sobre o Cais do Valongo, que ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco, e também sobre as exposições inauguradas no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, para  comemorar os 80 anos do Iphan.

Uma dessas exposições mostra todo o processo de criação do carnaval carioca que desfila na Marquês da Sapucaí. Esse trabalho é tema da exposição ‘Bastidores da Criação – Arte Aplicada ao Carnaval’, que começou no dia 13 de junho e vai até 20 de agosto, no Paço Imperial. O projeto idealizado pelo Iphan é resultado de uma parceria com a Estação Primeira de Mangueira, que abordou este ano na Sapucaí o sincretismo da fé no Brasil, um dos elementos marcantes de uma nação construída a partir de sua miscigenação cultural.

A ideia de abordar essa herança nacional representada na crença popular partiu do carnavalesco Leandro Vieira, com o enredo ‘Só com a Ajuda do Santo’ e contou com o apoio do Iphan na pesquisa histórica, social, fotográfica e antropológica sobre o assunto, aproximando a escola de samba das comunidades tradicionais.

 

Serviço:

Sem Censura com o carnavalesco Leandro Vieira, dia 12, às 17h, na TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *