Agenda do Final de semana na Casa Brasil

Foto: Edna Rocha
Foto: Edna Rocha

Sábado – 03/09/2016

 

– 14h – Terceiro dia – Secretaria Especial de Políticas de Mulheres: Seminário Mulheres do Esporte – Cidadania e Inserção – Para debater a participação da mulher no esporte e na cidadania, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza entre os dias 1º a 5 de setembro o Seminário Mulheres do Esporte – Cidadania e Inserção. A participação é gratuita e aberta ao público. 

 

Programação:

 

Debate: Mulher e Negócios: conquista de espaço e poder

 

14:00 às 14:30h – Sensibilização: vídeos

14:30 às 16:00h – Parte I – Depoimentos, trajetórias e participação no Pró-Equidade

16:30 às 18:00h – Parte II – Palestra: A Mulher no Mercado de Trabalho

18:00 às 20:00h – Integração

 

Local: Espaço Multiuso – Armazém 1

 

– 15h – Oficina de Percussão e Dança do Samba de Raiz – Série de oficinas de percussão e dança para celebrar os cem anos do Samba, gênero básico e seminal da MPB.  O evento é aberto ao público, mas tem vagas limitadas.

 

Local: Espaço Gastronômico, Armazém 2

 

– 19h30 – Pedro Luís e Jards Macalé – No show, os artistas farão homenagem à obra de Moreira da Silva e ao samba de breque, estilo de samba popularizado por ele.  O espetáculo faz parte do projeto O Século do Samba, patrocinado pelo Banco do Brasil.

 

O repertório conta com clássicos do gênero como Acertei no Milhar (Wilson Batista e Geraldo Pereira), Na subida do morro (Geraldo Pereira, Moreira da Silva e Ribeiro Cunha), Amigo urso (Henrique Gonçalez), entre outras.

 

Local: Auditório, Armazém 2

 

Domingo – 04/09/2016

 

– 14h – Quarto dia – Secretaria Especial de Políticas de Mulheres – Seminário Mulheres do Esporte – Cidadania e Inserção – Para debater a participação da mulher no esporte e na cidadania, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza entre os dias 1º a 5 de setembro o Seminário Mulheres do Esporte – Cidadania e Inserção. A participação é gratuita e aberta ao público. 

 

Programação:

 

Roda de Conversa: A Mulher Negra, a Mulher com Deficiência e a Jovem Mulher na luta pela inclusão social

 

14:00 às 15:00h – Sensibilização: vídeos e filmes

15:00 às 16:30h – Parte I – Depoimentos,  trajetórias e debates

16:30 às 17:00h – Coffee-break

17:00 às 20:00h – Parte II – Integração Cultural

 

Local: Espaço Multiuso – Armazém 1

 

 

– 15h – Oficina de Percussão e Dança de Escola de Samba – Ministrada pelos Filhos do Samba (Claudio Brito, Raoni Vestapane, Dandara Vestapane e Macaco Branco), a oficina faz parte do projeto Século do Samba, com curadoria e direção musical do maestro, músico e pesquisador Luís Filipe de Lima. Aberta ao público e possui vagas limitadas.

 

Local: Espaço Gastronômico, Armazém 2

 

– 19h – Festival Interações: Pereira da Viola, Jongo da Serrinha e Razões Africanas – Pereira da Viola faz pesquisas sobre cultura popular no Vale do Jequitinhonha. Já os grupos Jongo da Serrinha e Razões Africanas resgatam o jongo, uma dança de origem africana acompanhada por tambores. No palco, os grupos vão interagir e mostrar a riqueza dessa tradição.

 

O Festival Interações conta com mais de 30 artistas e grupos apresentando espetáculos e realizando interações entre si. Com curadoria e direção artística de Afonso Oliveira, produção da Cactus e realização do Ministério da Cultura, o Festival Interações será realizado entre os dias 02 e 15 de setembro, sempre com entrada gratuita.

 

Local: Auditório, Armazém 2

 

 

CASA BRASIL

Endereço: Píer Mauá, Centro, RJ – Armazéns 1 e 2 e Casa Touring

Site Casa Brasil: www.casabrasil2016.gov.br


Mais informações:
Gustavo Melione – (55 21) 98280 8210 / Marcia Pachaly – (55 61) 99100 0767

Esta programação poderá ser alterada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *