Como rir pode ajudar no bem-estar?

Australiana Ros Ben-Moshe aborda em livro como o poder da alegria e a resiliência ao estresse impulsionam o sentimento de bem-estar

 

Foto: Divulgação

Em meio aos desafios da vida contemporânea, encontrar maneiras eficazes de lidar com o estresse e promover a saúde emocional tornou-se uma busca constante. No livro O efeito do riso, publicado no Brasil pela Latitude, a australiana Ros Ben-Moshe oferece uma abordagem única e transformadora baseada na Psicologia Positiva, Neurociência e Sabedoria do Humor.

Mais que uma expressão física, a autora propõe a manifestação da alegria como uma filosofia de vida. Ao apresentar estratégias, técnicas e dicas para o dia a dia, a Embaixadora Global do Riso e coordenadora do primeiro curso livre de Riso, Resiliência e Bem-estar explica que manter atitudes positivas, mesmo diante das adversidades, é o melhor caminho para aqueles que almejam o bem-estar e a leveza no dia a dia.

Quando parecia ter sido atropelada por um ônibus após uma cirurgia de 5h para a retirada de um câncer no intestino, Ros Ben-Moshe relembra o quão triste e abalada emocionalmente estava. No pós-cirúrgico, a morfina era sua melhor amiga, mas como estudiosa do riso há mais de 20 anos, ela sabia que tudo o que precisava era uma dose de positividade.

 

Comecei a listar tudo pelo que era grata na minha situação atual,
desde a importância de reduzir a marcha — mesmo que tivesse sido obrigada —
até a capacidade milagrosa de cura do meu corpo.
Tomada por sentimentos de profunda gratidão por estar viva,
fui impelida a continuar escrevendo.
Não demorou muito para que um sorriso radiante
iluminasse meu rosto e meu humor. Parecia que cada célula,
cada tecido, cada músculo estavam sorrindo.
Eu tinha esquecido totalmente da minha dor.
(O efeito do riso, pg. 13)

 

Com dicas e atividades simples, a australiana conduz o leitor a exercitar o riso diante de uma doença ou adversidade, no relacionamento amoroso, com os filhos e no trabalho. Ben-Moshe destaca ainda os efeitos fisiológicos de uma boa gargalhada, como o combate aos hormônios do estresse e a liberação de dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas – os hormônios da felicidade.

De acordo com a autora, praticar O efeito do riso fará com que as pessoas olhem para si com mais carinho, empatia, gentileza e autopiedade. O autoconhecimento será o melhor aliado daqueles que buscam o bem-estar emocional. Com esta filosofia de vida, Ros Ben-Moshe evidencia que a prática é, comprovadamente, o melhor remédio para combater o estresse diário.

 

FICHA TÉCNICA:
Título: O efeito do riso
Título original: The laughter effect
Autora: Ross Ben-Moshe
Editora/selo: VR Editora/Latitude
Edição: 1ª.ed, jan./2024
Gênero: não ficção
ISBN: 978-65-89275-47-3
Páginas: 280
Classificação indicativa: a partir dos 25 anos
Preço: R$ 79,90
Onde encontrarAmazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil

 

Foto: Divulgação

Sobre a autora: Ros Ben-Moshe é especialista em bem-estar do riso e positividade reconhecida internacionalmente. É professora adjunta na Universidade La Trobe, em Melbourne (Austrália), onde já lecionou Psicologia Positiva e Promoção da Saúde e coordena o primeiro curso livre de Riso, Resiliência e Bem-estar para profissionais, além de Embaixadora Global do Riso. Seu primeiro livro Laughing at câncer – How to Heal with Love, Laughter and Mindfulness (Rir do câncer – Como curar com amor, riso e atenção plena – tradução livre), traz suas memórias, além de ser um guia de cura, escrito após um diagnóstico de câncer de intestino.

 

Redes sociais:

Sobre a editora: A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que a Latitude deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor.

Acompanhe a editora nas redes sociais: @latitudelivros

 

 

 

Por LC Agência e Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *