Rotas de Fuga: uma LC para descobrir o sentido da vida

Nesta Leitura Coletiva, a romancista e professora Cleone Ribeiro te convida a desvendar um labirinto de vozes e sonhos perdidos no tempo

 

Foto: Divulgação

Em Rotas de fuga, Helena, a protagonista, se depara com a difícil tarefa de escrever um romance ao mesmo tempo em que questiona seu papel no mundo. A mulher, já madura, guia os leitores pelas memórias – às vezes dúbias -, sonhos e a busca pela própria identidade.  

Nesta ficção profunda que será tema de Leitura Coletiva, Cleone Ribeiro convida o leitor para participar ativamente da trama ao desvendar vazios deixados por ela. Com uma história aberta, elementos aparentemente autobiográficos e costurada por questões da vida da protagonista, a autora desafia a percepção sobre o real e o ilusório. 

Parte do enredo se passa em 1994, quando Helena precisa lidar com as inquietações e os desafios para escrever o próprio romance. Na tentativa de recordar os percalços e alegrias que viveu, a romancista mistura as lembranças dolorosas emergidas de outros tempos aos sonhos.    

A trajetória de Helena é marcada pelo descortinamento de relações familiares, luto, inseguranças e preocupações, como o medo da “Visita” – maneira como chama a morte –, o contexto político da época e a busca por um propósito no mundo.  

 

Mergulhe na intensidade de Rotas de fuga! Inscreva-se nesta LC:

Se você produz conteúdo sobre literatura no Instagram ou Tiktok, pode participar desta Leitura Coletiva! Serão trinta bookstagrams e booktokers selecionados para participar e, se o seu perfil for escolhido, você receberá o livro físico em casa para ler e resenhar! Inscreva-se pelo formulário:  

➡ Inscrições abertas até 29 de janeiro: https://forms.gle/xym81DyuFcw1zoQx8

 

Sobre a autora: Cleone Ribeiro nasceu em 1937 na cidade de Mirassol, São Paulo. É escritora, bacharel e licenciada em Filosofia pela USP, Doutora em Sociologia pela UNESP e professora livre-docente em Teoria da Literatura pela mesma universidade. Além de Rotas de fuga, tem contos e poesias publicadas em antologias e recebeu prêmios nas áreas de pintura, design de joias e poesia. 

 

 

Por LC Agência de Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *