LATAM lista 7 cuidados que todo viajante deve tomar antes de embarcar neste fim de ano

Companhia programou 3 mil voos extras para a sua operação brasileira durante a alta temporada 2023-2024, a primeira após o fim da pandemia de Covid-19 

LATAM conta atualmente com seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil e é única aérea que voa do País para 90 aeroportos no exterior

 

Foto: Edna Rocha

Este fim de ano promete ser o mais movimentado nos aeroportos brasileiros nos últimos três anos. E a LATAM chega a este período de maior demanda mais eficiente do que nunca. Atualmente, conta com seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil e é a única empresa aérea que voa do País para 90 aeroportos no exterior. Adicionalmente, a LATAM programou 3 mil voos extras para a sua operação brasileira durante a alta temporada 2023-2024, a primeira após o fim da pandemia de Covid-19. Entre 1º de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, a LATAM deve embarcar mais de 7,3 milhões de passageiros em voos nacionais e internacionais no Brasil.

Para uma viagem tranquila e segura, todos esses viajantes podem tomar até 7 cuidados antes de embarcar:

 

  1. CONFIRA TODOS OS DOCUMENTOS E REGRAS DO DESTINO DA SUA VIAGEM
    É fundamental e de responsabilidade do cliente conferir a validade de toda a documentação necessária, como RG, passaporte e visto, e outros requisitos para a viagem. Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto. Nas viagens internacionais, também é importante consultar com antecedência as vacinas exigidas pelas autoridades por meio do Consulado ou Embaixada do país para o qual vai viajar.
  2. TOME TODOS OS CUIDADOS COM O EMBARQUE DE CRIANÇAS
    Todos podem voar, no entanto, caso seja um recém-nascido de até sete dias de idade, um atestado médico que informe a condição de saúde da mãe e do bebê deve ser apresentado à companhia até 48 horas antes da saída do voo. Lembre-se que cada adulto pode viajar com até dois bebês, desde que pelo menos um deles tenha o seu próprio assento e uma cadeira de bebê autorizada para uso em avião. Além das autorizações necessárias por parte de seus pais ou responsáveis, para fins de embarque dentro do Brasil, crianças menores de 12 anos podem viajar apresentando a certidão de nascimento; acima dessa idade, o documento de identificação deve conter foto, podendo ser a via original ou uma cópia autenticada. Em voos internacionais, independentemente da idade, é preciso apresentar o passaporte válido e, se necessário, visto válido ou documento de identificação original e com foto no caso de viagens para países do Mercosul. Em ambos os casos, por exigência das autoridades, o documento de identidade deve comprovar – com o nome idêntico – a filiação ou o parentesco do menor com o maior acompanhante. Lembrando que informações mais detalhadas para cada caso estão disponíveis no site da LATAM.
  3. TOME TODOS OS CUIDADOS COM O EMBARQUE DE PETS
    Atualmente, a LATAM oferece três opções de transporte aéreo para que cães e gatos possam conhecer o mundo ou aproveitar as férias em família: na cabine, junto ao tutor, no compartimento inferior da aeronave, ou pela LATAM Cargo. Além de precisar ter no mínimo quatro meses de vida e estar desmamado, o pet deve apresentar um comportamento dócil para uma viagem tranquila. Também é necessário adquirir um kennel (caixa de transporte específica para viagens aéreas) levando em consideração o peso e as medidas do pet, além das condições de qualidade. Para viajar com seu animal de estimação, o cliente deve chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos, e três horas para voos internacionais. Também é fundamental apresentar o atestado de saúde do pet no balcão de check-in, onde também é paga a taxa correspondente ao serviço de transporte reservado (visite o site da LATAM para mais informações). Caso o passageiro necessite embarcar com seu cão-guia, a LATAM também oferece todo o suporte. O embarque de cão-guia na cabine do avião está disponível para todas as rotas, sujeito às restrições sanitárias estabelecidas pelos países de partida, chegada e/ou de conexão. Nesta situação, o animal deverá estar devidamente identificado, de forma oficial. Recomendamos o contato com a LATAM por WhatsApp para registrar o serviço na reserva.
  4. CONSULTE TODAS AS INFORMAÇÕES E SERVIÇOS EXTRAS COM ANTECEDÊNCIA
    Na seção Minhas viagens, o cliente da LATAM pode consultar todas as informações e verificar os serviços incluídos no seu voo de acordo com a sua tarifa. Use essa seção para consultar ou adicionar bagagem, selecionar assentos, visualizar o cartão de embarque e conferir o check-in. Vale destacar que, como parte de sua transformação digital, a LATAM disponibiliza agora o check-in automático, que economiza 20% do tempo no aeroporto. Para despachar a bagagem, a companhia oferece em 10 aeroportos (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Belo Horizonte/Confins e Vitória) o Despacho de Bagagem Express, que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas. A LATAM também oferece serviços adicionais e diferenciados como auxílio para necessidades especiais, refeições com restrição alimentar (em viagens internacionais) e viagens com pets. Todos os procedimentos para essas e outras situações podem ser verificados em Prepare sua Viagem.
  5. CHEGUE MAIS CEDO AO AEROPORTO, APÓS CONFIRMAR O HORÁRIO DE SEU VOO E AS CONDIÇÕES DE CLIMA E TRÂNSITO
    Em viagens internacionais, especialmente nos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), a LATAM recomenda aos passageiros que se apresentem no local 3 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Na alta temporada, é importante que os passageiros fiquem ainda mais atentos aos horários de embarque e eventuais trocas de portão. Nessa época, o fluxo nos aeroportos fica mais intenso e acarreta em maiores tempos para processos com Receita Federal, retirada de malas em conexão, entre outros. Por isso, a companhia reforça que os clientes evitem distrações, dirijam-se diretamente ao embarque e prestem atenção às orientações e sinalizações realizadas pela companhia nos alto-falantes e telões. A LATAM recomenda ainda verificar as condições do trânsito no trajeto ao aeroporto e consultar a situação do voo em Status de voo antes de se dirigir ao local de embarque, especialmente em dias e cidades com condições meteorológicas adversas, afinal, as chuvas são uma realidade nesta época do ano em diversas localidades do País.
  6. MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO NO SITE DA LATAM E BAIXE O APP DA LATAM
    Na seção Minha Conta no site da companhia, o cliente LATAM pode criar o seu cadastro e manter sempre atualizados os seus contatos (e-mail e telefone) para receber notificações rápidas em caso de possíveis mudanças nos voos ou diante de situações de contingências operacionais nos aeroportos. Outra facilidade oferecida pela companhia é o App LATAM Airlines, disponível no Google Play e na App Store, que oferece acesso a detalhes e modificações da viagem em tempo real, acesso ao cartão de embarque de forma simplificada, remarcação ou pedido de reembolso da passagem, solicitação de upgrade de cabine com cupons, administração da bagagem do voo, ou compra e troca de assentos. Vale destacar que, com o cadastro do telefone, o cliente receberá via Whatsapp LATAM as informações necessárias ao longo de sua viagem e ainda pode interagir com um assistente virtual ou um agente humano para sanar dúvidas ou receber qualquer tipo de assistência.
  7. APROVEITE O MAIOR ENTRETENIMENTO DE BORDO DA AMÉRICA DO SUL
    O LATAM Play está disponível por meio de QR Code ou pelo site Link para dispositivo móvel pessoal em aeronaves Airbus A319, A320, A320neo e A321 e nas telas individuais das poltronas das aeronaves Boeing 767, 787 e 777. A plataforma oferece gratuitamente o maior catálogo de entretenimento de bordo da América do Sul com mais de 100 filmes, 300 episódios de séries, jogos e músicas, além de acesso ao catálogo da HBO Max e a mais de 70 séries exclusivas da Paramount+.

 

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Mais informações financeiras aqui.

 

Por Imprensa LATAM

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *