Consumo sustentável e reciclagem: quais são os benefícios do polímero?

Por: Ana Christina Gonçalves

 

Apesar da reutilização correta ser um assunto muito discutido, no Brasil em 2022, apenas 4% de aproximadamente 82 milhões de toneladas de resíduos, foi reciclado.

 

 

Foto: Google Reutilizável

Em diversos locais, redes de comunicação, inclusive em interações com amigos e conhecidos, o assunto reciclagem, tem alcançado maior espaço, pois as gerações atuais estão mais conscientes de que esse tema é importante para o nosso bem estar atual e futuro. Mesmo assim, cerca de 96% de resíduos produzidos no Brasil, não estão sendo reaproveitados.

Com mudanças em pequenos hábitos antigos, como não jogar o lixo nas ruas, sendo jogando-o em alguma lixeira próxima ou simplesmente guardando-o para descartá-lo quando estiver em sua residência, mostra como as pessoas podem fazer a diferença com o que parece mínimo.

Foto: Google Reutilizável

O despojamento correto de matérias pode ser feito em locais onde há coleta seletiva, sendo as lixeiras mais comuns identificadas nas cores azul (papel/papelão), vermelha (plástico), verde (vidro), amarela (metal).Em algumas agências dos Correios, Supermercados, Escolas, Instituições como o Sesc, Senac, entre outros locais próximos de sua residência ou simplesmente com parceria com Coletores é possível encontrar esses coletores seletivos.

Em entrevista com a Doutorando em Ciências e Tecnologia de Polímeros da UFRJ Lumirca Espinoza, podemos entender melhor sobre as vantagens do descarte correto de resíduos e como podemos reaproveita-los.
Por que você decidiu ingressar em pesquisas sobre o aproveitamento de resíduos orgânicos com material polimérico?

 

“Porque muitas vezes desconhecemos esse material tão importante em nosso dia-a-dia. Por exemplo, se você beber água de coco, e descartar aquela parte verde, isso gera um volume gigantesco de resíduos de fibra de coco, porém as pessoas não sabem reaproveitar esse material. O plástico não é somente aquela garrafa pet ou a embalagem plástica, pois o polímero em si, têm diversas formas de ser aproveitamento. Quando você mistura um tipo de polímero com esse resíduo, é possível ter um produto ecológico, menos denso e mais prático”.

 

 

Pode nos explicar de forma simples o que são polímeros?

 

Foto: Google Reutilizável

“Polímero é uma palavra de origem Grega, poli “muitas” e meros “partes”, então quando você mescla a palavra, ela significa muitas partes de um monômero, que é uma molécula química, que vai se polimerizar com processos químicos, obtendo-se uma molécula gigantesca. Essa molécula gigantesca, faz parte da estrutura da embalagem ou recipiente, como da garrafa pet, embalagem de xampu, ente outras.”

 

 

Você trabalha com palestras sobre conscientização, quais dicas você normalmente passa para as pessoas?

 

Foto: Google Reutilizável

“Na sociedade em que vivemos agora, nós precisamos estar informados e ter o conhecimento básico, sobre a importância do resíduo que usamos e descartamos. O produto ainda tem como ser reaproveitado, se houver o descarte correto do mesmo. Pois ainda falta muita conscientização pelo próximo; quando estamos descartando de forma irregular estamos desrespeitando nosso semelhante. Em alguns locais há a coleta seletiva, e mesmo que não haja, há instituições e locais com lixeiras destinadas ao descarte correto do lixo orgânico, plástico, vidro, papeis e metais”.

 

 

Confira as fotos:

 

 

 

Para maiores informações desse bate papo, acesse a página no Youtube e veja as dicas de reciclagem praticadas por Lumirca Espinoza, inclusive gerando economia para o bolso.

 

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *