Documentário “Somos Guardiões” revela a luta pela Amazônia após brilhar em Festivais Internacionais

Filme é dirigido pelo ativista indígena Edivan Guajajara e pelos cineastas Chelsea Greene e Rob Grobman; e produzido pelo vencedor do Oscar Fisher Stevens

 

Foto: Divulgação

Após mostrar a história real sobre ciência, política, resistência e o destino da Amazônia em festivais internacionais, o documentário “Somos Guardiões” chegará ao Brasil. O filme estreará no país no próximo domingo (8) às 19h, em sessão do Festival do Rio, no Estação Net, em Botafogo.

A première nacional do filme, produzido pelo vencedor do Oscar Fisher Stevens e com produção executiva de Leonardo Dicaprio, terá a presença dos diretores, o ativista indígena Edivan Guajajara e os cineastas Chelsea Greene e Rob Grobman, e de ativistas e líderes como a Ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara.  O público poderá assistir a obra em sessões do festival nos dias 13 e 14, respectivamente, no Kinoplex São Luiz 4 e no Estação Net Gávea.

 

“Este filme é de extrema importância. Não apenas narra a história do meu povo e da minha comunidade, mas também reforça a urgência de estarmos vigilantes e unidos na proteção de nossa Mãe Terra e daqueles que se dedicam à preservação das florestas e à manutenção da biodiversidade em nosso planeta. Essa é a nossa força”, afirmou o diretor Edivan.

 

Foto: Divulgação

Mais do que apenas um filme sobre desmatamento, o documentário traz esperança através das histórias de Marçal Guajajara, guardião da floresta indígena, e da ativista Puyr Tembé em suas lutas, mas também explora as perspectivas de um madeireiro ilegal em busca da sobrevivência e de um grande proprietário de terras enfrentando invasões e a indústria ilegal extrativista.

 

 

 

 

BREVE SINOPSE

Foto: Divulgação

Somos Guardiões segue o guardião da floresta indígena Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto eles lutam para proteger seus territórios do desmatamento, um madeireiro ilegal que não tem escolha a não ser derrubar a floresta e um grande proprietário de terras à mercê de milhares de invasores e da indústria extrativa. Por meio de uma narrativa íntima e centrada no personagem, o filme traz as questões à tona – desde a ciência da Floresta Amazônica e seu papel fundamental na estabilidade do clima global até os impulsionadores econômicos do desmatamento. O filme une política, história, economia, ciência e consciência, fornecendo uma exploração aprofundada dessa situação incrivelmente complexa e crítica – cujas origens e impacto se espalham muito além dos limites da própria Amazônia. O filme é dirigido pelo ativista indígena Edivan Guajajara e pelos cineastas ambientais Chelsea Greene e Rob Grobman; produzido pelo vencedor do Oscar Fisher Stevens.

 

SOMOS GUARDIÕES
Documentário
Mídia Indígena, Uma Floresta, Highly Flammable, Random Good, Appian Way

 

 

DECLARAÇÕES DO DIRETOR

 

Foto: Divulgação

“Este filme é muito importante. Não só conta a história do meu povo e da minha comunidade, como reforça a necessidade de estarmos atentos e nos unirmos cada vez mais para cuidar da nossa Mãe Terra e cuidar daqueles que dão a vida pelas florestas, pela preservação e manutenção da biodiversidade no mundo. Esta é a nossa força. Estamos todos juntos nessa luta”, Edivan Guajajara, Diretor/Produtor/Cinematógrafo.

 

Foto: Divulgação

“Quando soubemos que a Amazônia estava queimando em 2019, os incêndios florestais estavam devastando nosso estado natal de Oregon e o oeste dos Estados Unidos. Sentimo-nos chamados a saber o que realmente estava acontecendo no Brasil: eram incêndios florestais também? Eles estavam sendo definidos intencionalmente e, em caso afirmativo, quem estava fazendo isso e por quê? Com tanto do mundo em chamas pelos efeitos crescentes da mudança climática, como as pessoas também podem estar queimando uma de nossas últimas esperanças de estabilização do clima?

Em meio à fumaça e confusão da mídia vinda do Brasil e da comunidade internacional, decidimos nos mobilizar e desvendar a verdade. Queríamos ouvir as pessoas mais próximas da floresta e dos incêndios, o que estava acontecendo, de sua perspectiva. Este filme é uma pequena janela para a vida dessas pessoas corajosas e para a paisagem da Amazônia brasileira hoje. Nossos corações foram profundamente tocados por todos eles, mas acima de tudo pelo poder e beleza desta incrível floresta”, Chelsea Greene e Rob Grobman de One Forest, diretores/produtores/cinematógrafos/editores.

 

 

Foto: Divulgação

Dirigido por

Edivan Guajajara, Chelsea Greene, Rob Grobman

Produzido por

Fisher Stevens, Maura Anderson, Chelsea Greene, Zak Kilberg

Produção Executiva por

 Leonardo Dicaprio, Phillip Watson, Jennifer Davisson

Christopher Gebhardt, Randy Gebhardt, Bruce Cohen,
Edivan Guajajara, Flay Guajajara, Erisvan Bone Guajajara,
Rob Grobman, Iz Web,Luiza Krapels, Marco Krapels

Tempo de execução:82 minutos 

Vendas: Agência de Talentos Unidos | Travis Tammero |travis.tammero@unitedtalent.com 

Publicidade: Sunshine Sachs| Brooke Blumberg |blumberg@ssmandl.com 

Social:https://www.instagram.com/weareguardiansfilm/
https://www.facebook.com/oneforest.world
https://www.youtube.com/@oneforest365  

 

 

Fonte: Approach Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *