“A Chama está acesa”: Patrocinadoras do movimento olímpico apresentam cases de sucesso na COB Expo

Vivo, Mormaii e EstrelaBet apresentaram detalhes da relação das empresas com o esporte e como isso ajudou a alavancar os negócios; COB detalha campanha “Manda Brasa, Brasil”

 

Foto: Gabriel Baron/COB

Grandes marcas aproveitaram a COB Expo, a feira de todos os esportes, para falar sobre suas estratégias de apoio ao esporte e ao movimento olímpico. Vivo, Mormaii e EstrelaBet foram os atores principais do painel “Cases de sucesso no mercado esportivo”, mediado pelo narrador Éder Luiz, em que apresentaram detalhes da relação das empresas com o esporte e como esse relacionamento ajudou a alavancar os negócios.

 

“O nosso objetivo é manter a brasa do esporte viva durante todo o ciclo olímpico. Já estamos vendo as iniciativas das marcas nesse sentido e não tenho dúvidas de que outras virão. Temos muitos ídolos, ações e novas propriedades para ativação de patrocínio que representam os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência. A Chama está acesa”, disse Gustavo Pessoa, supervisor de marketing do COB, que apresentou a estratégia do Comitê Olímpico do Brasil para atrair oito novos e grandes patrocinadores para o COB em cerca de um ano.

 

Sabrina Romero, gerente sênior de marketing na Vivo, responsável pela área de Estratégia de Patrocínio, Trade, Imagem Interna, PR & Earned Media e que atua no grupo Telefônica Brasil – proprietário da marca Vivo – desde 2008, destacou que o mercado está aquecido e a Vivo está atenta às iniciativas que se conectem ao eixo temático da saúde e do bem-estar e ao lema “digitalizar para aproximar”.

 

“Superimportante a gente ter a oportunidade de mostrar como o esporte tem sido importante na construção da marca Vivo. Trazer os cases super emblemáticos que construímos ao longo de 17 anos de patrocínio esportivo nesse mercado que é latente, está crescendo, é muito importante para nós. Vimos aqui que muitas pessoas e organizações estão ávidas pelo fomento de iniciativas relevantes. Por isso, é um privilégio estar aqui e poder realizar essas trocas”.

 

A Vivo é patrocinadora do COB até o fim do ciclo olímpico Los Angeles 2028. A marca iniciou sua trajetória no esporte em 2005, com o patrocínio às seleções masculina e feminina de futebol e categorias de base e chegou ao top-3 entre as marcas mais associadas à seleção. De acordo com Romero, após a pandemia, a marca viu a necessidade de mudar o foco e realizou campanhas de sucesso com temas relevantes para a sociedade como a falta de treinadores pretos no futebol, a pouca cobertura dos esportes femininos pela imprensa e sobre o tempo dedicado às relações interpessoais e com a natureza.

 

“Com esse foco, começamos a apoiar os esportes outdoor e eventos como o L’etape Brasil, WSL, Sertões e Stock Car. Também trouxemos atletas como Vini Jr (futebol), Gabriel Medina e Ítalo Ferreira (surfe) e Rayssa Leal (skate). Em breve, serão anunciados outros atletas ligados ao patrocínio do COB, com o foco em pautas como inclusão, diversidade e equidade de gênero”, disse Sabrina, que completou: “O esporte foi protagonista na construção da marca Vivo”.

 

A Mormaii poderia dizer isso também, mas sobre toda sua história. Anis Gloss, especialista em estratégias de Marketing para canais B2B & B2C da empresa, apresentou a história da empresa nascida a partir de uma necessidade de seu fundador, Marco Aurélio Raymundo “Morongo”, que começou, ele próprio, a confeccionar trajes de borracha para poder surfar no inverno de Garopaba (SC). Mais de 50 anos depois da fundação, são mais 200 atletas patrocinados, de diferentes modalidades como surfe, natação, beach tennis, entre outras.

 

“A Mormaii tem seus 4P’s. Propósito, que é ser mais que uma marca, ser um lifestyle esportivo; Paixão, que é o que move a empresa, deixar um legado para o mundo através do esporte; Parcerias, que é se associar com quem vive os mesmos valores e propósitos; e a Presença, multiplicar a cultura da empresa por diferentes espaços”, contou Anis.

“Para gente, em primeiro lugar, essa parceria está sendo um case, estamos aprendendo muito. Ficamos muito honrados em associar a nossa marca, uma marca brasileira, com uma entidade como o COB, que representa todos os esportes. Como aprendiz, mapeando nossos novos caminhos. E como patrocinador, estamos sendo envolvidos em muitas iniciativas, muitas oportunidades de presença de marca, de parcerias. Estamos muito felizes e queremos continuar com essa parceria por muito tempo”, completou.

 

Foto: Gabriel Baron/COB

Por fim, Rafael Zanette, head de patrocínios da EstrelaBet, detalhou os patrocínios e ativações de sucesso do site de apostas que vão além do futebol masculino, como o basquete do Vasco da Gama, as seleções brasileiras de Beach Soccer e de Futsal e de diversos clubes de futebol feminino. Como destaque, o prêmio vencido pela campanha “Aposta Nelas”, desenvolvida para a equipe feminina do Internacional de Porto Alegre, que incentivava não só as apostas nas partidas da equipe, mas também o apoio, a torcida e a presença nos estádios durantes os jogos.

Entre os pilares da EstrelaBet estão o suporte além do patrocínio, resgate histórico, storytelling, geração de conteúdo, o pertencimento à marca, o futebol feminino, as ativações, o social, as possibilidades de visibilidade. “Ou seja, é uma parceria 360°”, concluiu Zanette.

 

 

Por Comunicação Comitê Olímpico do Brasil

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