Uerj celebra Ano Comemorativo Ana das Carrancas, com mostra, oficinas e painel

“As obras de Ana refletem a história de resistência de grande parte dos nordestinos que optam por migrações sucessivas, buscando melhores condições de vida. Uma honra podermos homenagear essa grande artista na Uerj”, afirmou o reitor Mario Carneiro.

 

Foto: George Magaraia

Na próxima quinta-feira (24), às 14h30, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) celebra o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, com descerramento de painel, mostra de peças da ceramista do sertão nordestino, bem como realização de oficinas. A homenagem se deve ao centenário da “dama do barro“, como era conhecida em Pernambuco. Suas peças são ícones da cultura popular e expressam as artes e os saberes tradicionais da região do Médio São Francisco, para onde migrou, egressa do sertão do Ouricuri.

A cerimônia acontece no hall do térreo, com a presença de Maria da Cruz e Ângela, filhas da artista, que dão prosseguimento ao trabalho da mãe, no Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas, em Petrolina. As duas vão aproveitar a ocasião para ministrar oficina de cerâmica gratuita, no ateliê da Coordenadoria de Oficinas de Criação Artística (Coart), no Centro Cultural, na parte da manhã, das 10h à 12h. A disponibilização dos lugares será por ordem de chegada.

 

A programação do evento conta também com uma roda de conversa no dia seguinte, sexta-feira (25), às 16h, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Centro do Rio, que fica na Praça Tiradentes, 69.

 

 

Por Divulgação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *