Folclore: histórias que passam de geração para geração

A BibliON selecionou folclores importantes para que você possa conhecer mais sobre a cultura brasileira

 

Foto: Divulgação

O Dia do Folclore surgiu em 1965, após um decreto assinado pelo presidente Humberto Castello Branco que oficializou a data. A partir de então, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país. A data se refere à primeira vez em que a terminologia folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. Folclore são manifestações da cultura popular típicas de determinada região. Ela está inserida em diversos lugares, como dramaturgia, danças, histórias e representa, acima de tudo, a identidade social de um povo.

E fomentar esse vínculo cultural é essencial para que no futuro as histórias ainda sejam lembradas. Em razão disso, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo – selecionou algumas obras sobre o tema. Pegue seu livro preferido e  mergulhe nas ricas narrativas que celebram nossa herança cultural.

 

Confira:

Amigos do folclore brasileiro – Jonas Ribeiro
Este livro reúne lendas de cinco regiões brasileiras. Algumas são bastante familiares para nós. Pensando bem, essas lendas existem em nosso imaginário desde que nascemos. Existiram na história de nossos antepassados e ainda existem no imaginário e na história de nossos pais, avós, bisavós. A propósito, há algum personagem deste livro que você ainda não conhece? Vamos descobrir?

 

Foto: Divulgação

 

O livro de ouro do Folclore Brasileiro – Sylvio Panza

 

folclore brasileiro é o resultado da mistura de diversas culturas, como a indígena, a portuguesa, a africana e de todos os povos que imigraram para o Brasil. Neste livro, você contará com a ajuda dos personagens do nosso folclore para aprender sobre literatura, lendas, pratos típicos e costumes populares de todas as regiões do nosso país.

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Os 12 Trabalhos de Severino – Alexandre de Castro Gomes

 

Severino tem 12 desafios pela frente. Para enfrentá-los, precisa viajar para os quatro cantos do país, entrando em contato com diversas criaturas do folclore brasileiro. Inspirada no mito grego de Hércules, a trajetória de Severino é um convite à diversão e, também, a conhecer melhor.

 

 

 

Foto: Divulgação

O Picapau Amarelo – Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor a usar, em histórias para crianças, elementos da cultura nacional, como os costumes do interior do Brasil e as lendas de nosso folclore. Em suas obras, personagens brasileiros e da literatura universal, do cinema, da mitologia grega contracenam de forma natural e espontânea. Emília, a boneca de pano, Pedrinho e Narizinho, o Visconde de Sabugosa, a Cuca e o Saci Pererê, animais falantes, príncipes e princesas dos contos de fadas, heróis gregos e personagens mitológicos se encontram e interagem sem barreiras. Em linguagem simples e coloquial, misturando realidade e fantasia em aventuras divertidas e emocionantes, questionando, apresentando ideias enriquecedoras, a obra de Lobato se transformou em um clássico da literatura brasileira. Em O Picapau Amarelo (1939), a turma do sítio se encontra com seres da mitologia grega, como Pégaso e a Quimera, personagens de contos de fadas europeus, como Cinderela, o Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho, e personagens clássicos da literatura, como o Capitão Gancho, Peter Pan, Dom Quixote… É que o Mundo da Fábula resolveu se mudar para o sítio com seus castelos, suas carruagens, seus animais – e foi então que as mais incríveis aventuras começaram.

 

 

Foto: Divulgação

Aqui. Neste Lugar – Maria José Silveira
A floresta nunca dorme. Os xamãs e seus discípulos também não.Em uma época passada, pré-invasões europeias, uma profusão de seres e povos da floresta se prepara para um embate que promete abalar a vida no planeta. Neste romance distópico e metafórico de Maria José Silveira, amazonas e guerreiros viris dividem a cena com figuras ambíguas e cômicas, como os irmãos Macu e Naíma, espécie duplicada de Pedro Malasartes, além de outros tantos entes do folclore nacional. Num enredo que marcha de várias direções para chegar a uma arena mítica, a autora nos envolve numa narrativa que mescla humor, sensualidade e crítica social.”Dialogando com os mitos amazônicos e a melhor tradição modernista, Maria José Silveira escreveu um romance simplesmente mágico. O talento de Maria José Silveira, tão atento às questões brasileiras e sul-americanas, produziu esta apaixonante narrativa em que a esfera social e a esfera sobrenatural são um só campo de forças, uma só utopia. Trata-se de uma ficção que, em boa hora, nos devolve uma memória preciosa: já houve um tempo e um lugar em que tudo era sagrado.”Nelson de Oliveira.

 

 

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 

O sistema de busca permite a  utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

 

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras. 

Acompanhe a BibliON: Site |Facebook |Instagram | TikTok |YouTube

 

 

Por Growth Comunicações

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *