Homens e a dependência emocional: quando amar demais vira um problema

Em “A busca de um novo amanhecer”, Vagner Faustino Fernandes traz à tona as aflições da depressão e do apego afetivo a uma mulher

 

Foto: Divulgação

Quantas vezes você já sentiu que, embora vivesse de forma relativamente satisfatória, faltava algo para que sua vida estivesse de fato completa? Como se um tsunami de emoções desestruturasse tudo o que havia sido construído antes? Foi o que aconteceu com Vagner Faustino Fernandes, que relata as dores causadas pela perda de um grande amor na autobiografia A busca de um novo amanhecer.

Dependência emocional, depressão e vazio existencial são alguns dos temas que permeiam os relatos intimistas presentes no lançamento. Na obra, o autor descreve o processo de reencontrar a si mesmo depois de um término doloroso, além de aprender a valorizar as próprias conquistas e, principalmente, encontrar um propósito motivador que o impulsionasse a seguir.

Compreender que o apego aos sentimentos do passado não o deixaria viver o presente e que para ter uma vida plena e de sucesso precisaria recomeçar foram passos importantes nesta jornada de amadurecimento afetivo. Se cada um colhe o que planta, como diz o velho ditado, Vagner mostra que é preciso cultivar o amor-próprio para não cair no poço da dependência afetiva.

 

O amor tem o poder de desmanchar o ódio, a vingança e a raiva,
por isso, quando digo que o amor é como o sol,
deve-se ao fato de que ambos trazem luz e iluminação para a pessoa […]
(A busca de um novo amanhecer, pg. 51)

 

Na procura de respostas para si mesmo, ele descobriu que poderia não apenas lidar de forma racional com as situações que abalavam seus sentimentos, mas também auxiliar outras pessoas. Hoje especialista em Psicologia Positiva, Vagner afirma que depositar a felicidade em outras pessoas não trará apenas frustração, como pode evoluir para transtornos emocionais, a exemplo da depressão pela qual passou em três momentos. “Toda a força de cura ou transformação reside dentro da própria pessoa, por mais frágil que ela possa parecer”, afirma o escritor.

 

Foto: Divulgação

FICHA TÉCNICA
Título: 
A busca de um novo amanhecer

Autor: Vagner Faustino Fernandes
Páginas: 
186
ASIN: 
B0C4LVQGSN

Preço: R$ 21,90
Link de venda: Amazon

Vagner Faustino Fernandes escreve desde os 18 anos, é formado em Sistemas para Internet, com pós-graduação em Psicologia Positiva e Coaching, além de ter longa passagem no setor público do Judiciário Federal. Na obra, ele une suas vivências a conceitos da Psicologia Positiva para ajudar outras pessoas a viverem melhor.

Redes Sociais: YouTube | Instagram | Facebook | LinkedIn | Site

 

 

Por LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *