Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini no QUALISTAGE, dia 28 de julho, celebram 50 anos da música mineira

Foto: Divulgação/ JP Sofranz

A famosa esquina de Belo Horizonte vem ao Rio no dia 28 de julho, às 21h, com a reunião de três dos mais importantes nomes da geração da música mineira dos anos 1970: Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini, nas comemorações dos 50 anos do icônico disco “Clube da Esquina”, que começaram em 2022 e não têm data nem horário para acabar.

A música de Minas Gerais ganhou vitrine ímpar no início dos anos 70 com “Clube da Esquina” (1972), álbum que consagrou Milton Nascimento, Lô Borges e revelou uma safra primorosa de compositores e letristas do estado. O disco, considerado um dos melhores da música brasileira de todos os tempos, traz parcerias também com Beto Guedes e abriu caminho para artistas como Flávio Venturini, Tavito, Toninho Horta, Wagner Tiso e diversos outros grandes nomes da nossa cultura. A história cuidou de guardar um lugar muito especial para todos estes ícones que hoje são celebrados Brasil e mundo afora.

E foi pensando justamente nisso que surgiu o desejo de reunir três das maiores referências dessa preciosa geração no mesmo palco. O show “50 anos da música de Minas”, que conta com shows de Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini, está em cartaz desde maio, e chega ao Rio no dia 28 de julho. O projeto, idealizado por Barral Lima, visa não somente celebrar a obra-prima que estes artistas deixaram como marca na história musical do país, como também destacar as parcerias entre eles e suas novas composições.

O cantor e compositor Lô Borges traz para esta apresentação enormes sucessos como “Paisagem na Janela”, “Trem Azul”, “Quem sabe isso quer dizer amor”, além das canções do mais novo álbum “Não me espere na estação”. Beto Guedes, autor de clássicos como “Amor de Índio”, “Sol de Primavera” e parceiro de Lô na inesquecível “Equatorial”, rememora seus 50 anos de carreira que marcaram gerações. Já Flávio Venturini, autor de hits como “Todo azul do mar”, “Te amo espanhola” e “Criaturas da Noite” apresenta as canções que fizeram da sua história uma das mais celebradas da música brasileira, além de novas composições que seguem encantando todo o país.

 

A Música de Minas, 50 anos!

Por BARRAL LIMA – CEO do Grupo UN MUSIC onde dirige o selo fonográfico, produtora de eventos e audiovisual e uma editora. Assina a série de Song Books Mineiros, tendo já lançado a maioria dos compositores do Clube da Esquina e outros artistas mineiros. É Idealizador e produtor do projeto “A Música de Minas, 50 anos!”, espetáculo em circulação nacional com os artistas Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini.

Quem viveu a sua adolescência e juventude em Belo Horizonte na década de 1970 e 1980, certamente tem como trilha sonora a música do Clube da Esquina. Um time de músicos jovens de muita qualidade, capitaneados e regidos pelo mestre Milton Nascimento eram responsáveis, juntamente com o mesmo, pela representatividade de Minas no cenário da música brasileira. Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini são três grandes cancioneiros, entre outros, que ajudaram a escrever essa história, de maneira autêntica e genuína, eternizando a música de Minas para todo o mundo.

E eu, sendo um desses jovens dessa época, fui fisgado pela música do Clube, sendo uma grande inspiração para o começo de uma carreira na música e que, depois de alguns anos de estudos e ofício na área, tive a oportunidade de estar ao lado desses grandes artistas nos palcos e estúdios. Com o Lô Borges produzi três álbuns e estive nos palcos durante dez anos. Durante esse período, em alguns momentos, tive a oportunidade de dividir momentos inesquecíveis com Flávio Venturini, Beto Guedes e, claro, Milton Nascimento. Depois de ter sido agraciado com o presente de estar no palco com todos esses artistas maravilhosos, surgiu a ideia de produzir os songbooks da música mineira.

E foi exatamente com Lô Borges que estreamos a série “Cifras e Partituras” que depois somamos com Beto Guedes, Flávio Venturini, 14 Bis e claro, Milton Nascimento. Um registro fiel e importante que imortaliza as obras desses artistas em cifras e partituras, contribuindo para o ensino musical e para a divulgação desse movimento em todo o mundo. No final de 2022, Milton Nascimento anunciou sua despedida dos palcos com um grande show no Mineirão em Belo Horizonte. Uma tristeza enorme para todos os fãs dos artistas e também para a música brasileira, mas por outro lado uma sensação de gratidão e alegria em ver esse grande artista poder se despedir com muita dignidade e ainda com muito qualidade nos seus mais de 80 anos de vida. Nesse momento eu vi a importância que seria reunir os três grandes coautores do Clube da Esquina, Lô, Beto e Flávio, para continuar ecoando essa música tão autêntica e histórica pelo país, tanto para as gerações das décadas de 1970 e 80 como também para as novas gerações, que a cada dia reconhecem a riqueza e a importância histórica desses artistas geniais e suas obras únicas.

Assim nasceu mais um projeto “A Música de Minas, 50 anos!”, um espetáculo que reúne Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini num mesmo palco, cada um apresentando o seu show, num festival de quase três horas de grandes sucessos, contando um pouco da história da música brasileira. Artistas de enorme importância para a nossa música, criadores de um estilo próprio que incentivaram e ainda incentivam vários outros novos artistas e são referência em todo o mundo quando se trata de música brasileira.

 

Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini
Celebram 50 anos da música mineira
No QUALISTAGE, dia 28 de julho

Show às 21h

A casa abre 1h30 antes

Local: Qualistage

Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca – RJ

Venda ingresso: https://qualistage.com.br/eventim/126/os-mineiros-beto-guedes-lo-borges-e-flavio-venturini

Ingressos a partir de R$ 140,00
Classificação etária: 18 anos
Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais

Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas

Informações: https://qualistage.com.br/

O espaço possui acessibilidade

A casa segue os protocolos de segurança, como disponibilizado álcool em gel. O local é periodicamente higienizado. Tudo para garantir a diversão com segurança.

 

 

Por www.btcom.com.br

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *