Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café promete ser um marco no audiovisual

Foto: Divulgação

Após uma bem-sucedida estreia, em 2022, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, chega à segunda edição com a expectativa de fazer ainda mais história e causar progressivo impacto na indústria audiovisual, além ampliar a visibilidade do Centro-Sul Fluminense entre os dias 16 a 24 de junho.

Idealizado e dirigido pelos irmãos Bruno Sagliae Jane Saglia, com realização da SG CompanyFilmes, patrocínio da Light, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e da Univassouras, o evento pioneiro na região, se tornou um case de sucesso em sua primeira edição e se solidifica contando ainda com a participação da Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR).

Foto: Divulgação

 

 

Embora a exibição da variedade de produções seja a estrela do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, Bruno e Jane Saglia, também curadores do evento, fizeram questão de promover ações paralelas, em todos os meios.

Desta vez, o Centro de Convenções estará totalmente transformado em um complexo audiovisual, com espaços destinados a gastronomia, artesanato, lounges e estandes de empresas da indústria audiovisual, além de uma incrível e imperdível exposição de carros antigos.

 

 

Foto: Divulgação

HOMENAGEM MERECIDA

Assim como na edição promissora de 2022, o Troféu Paulo José, vai reverenciar um grande nome do cinema nacional, na noite de abertura do Festival.

Por sua longa trajetória na dramaturgia brasileira, o ator Antônio Pitanga será o grande homenageado.

Com apresentação de Samuel de Assis e Clara Buarque, a noite de abertura do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, promete momentos inesquecíveis.

 

INOVAÇÃO, RECORDE E SURPRESAS

Durante o evento, artistas das mais diversas vertentes, entre atores, atrizes, cineastas, produtores e diretores, além do público em geral, poderão conferir, debater e apreciar uma programação de produções da Globo Filmes, com lançamento mundial de algumas obras, além de um cronograma exclusivo para estudantes e professores da região.

Além do ingresso através do Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/festivaldecinemadevassouras), estão sendo distribuídos 30 mil passaportes em diversos locais de Vassouras, para que o público possa assistir a qualquer sessão da programação, exceto talk shows. Basta chegar com 30 minutos de antecedência e apresentar o seu passaporte.

A sala Mariana Crioula, localizada na Câmara Municipal de Vassouras, se tornou a base de informações para quem quiser retirar o passaporte. Lá também é possível contar com a ajuda de um representante do Festival para a retirada do ingresso através do Sympla.

 

PIONEIRO NO METAVERSO

Atentos às evoluções da tecnologia, outra característica do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, Bruno e Jane Saglia destacam outro pioneirismo: o metaverso! A nova “realidade virtual” também está no evento e será lançada no dia 15 de junho, as 20h, com um grande show de Fernando Starkey.

Vale destacar que após o êxito da primeira edição, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café superou o próprio recorde de filmes inscritos, com 495 produções nacionais, representantes de todas as regiões brasileiras.

Desde a noite de abertura até o desfecho, com a premiação, profissionais do Canal Like, estarão presentes, destacando uma cobertura especial, assim como jornalistas e fotógrafos dos principais veículos de imprensa de todo o país.

E mais! Diariamente os visitantes terão a oportunidade de conferir uma programação totalmente interativa e inclusiva, com Podcast, Talk Show, e muitas surpresas ao longo do evento.

Não por acaso, a rede hoteleira de Vassouras já está lotada e a expectativa do comercio local é a melhor possível.

Um grande êxito que os irmãos Saglia receberam como incentivo para que pudessem proporcionar uma experiencia ainda melhor ao público.

 

“Estamos muito felizes e ansiosos, às vésperas desse que promete ser mais um grande momento para o audiovisual. Não tenham dúvidas de que nos dedicamos ao máximo para que o Vale do Café se solidifique ainda mais no cenário cultural do pais”, destacam Bruno e Jane Saglia.

 

 

IMERSÃO NA SÉTIMA ARTE

Endossando a relevância do evento, a segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café ganha posicionamento internacional, através das conexões com o Los Angeles Brazilian Film Festival (Labriff) – considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos – e com o Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa. (Festin), um evento centrado em produções lusófonas, anualmente realizado no cinema São Jorge, em, Lisboa.

Além de destacar uma programação que representa a essência da região, o evento terá mostras competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.

O evento vai destacar ainda uma mostra ainda mais especial e potente, com filmes que fazem parte do acervo audiovisual do Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), através de uma programação exclusiva, contando com a presença de profissionais da indústria audiovisual.

Durante o Festival, haverá também um concurso de vitrines temáticas, sucesso na primeira edição. Lojistas da cidade vão decorar suas vitrines com motivos cinematográficos e u júri especialíssimo vai escolher os melhores.

A rede gastronômica não ficará de fora e mais uma vez vai preparar menus inspirados nos filmes e no cinema, fazendo com que que estiver na cidade durante o evento, possa desfrutar de uma gastronomia única e temática.

 

VALE DO CAFÉ FILM CONTENT
Um dos grandes lançamentos desta edição, o Painel Vale do Café Film Content será um espaço no qual o público poderá celebrar o trabalho de profissionais que movem a indústria audiovisual brasileira.

Dele participarão o diretor de novelas da TV Globo, Marcelo Zambelli; o jornalista e crítico de cinema Roberto Sadovski; o autor e roteirista Sylvio Goncalves; a atriz, diretora de novela e de teatro Cininha de Paula; o diretor, produtor e roteirista Wagner Assis; o ator Renato Pietro, o diretor e preparador de elenco Thiago Greco; e o ator Roberto Birindelli.

 

PREMIAÇÃO

Mais uma vez o Festival promete impactar visualmente, contando ainda com a presença de artistas que passarão pelo tapete vermelho, na abertura do evento.

A emoção também promete ficar a cargo do Troféu Marco Capute, uma homenagem especial para um projeto de educação da cidade de Vassouras.

Já a noite de premiação, no encerramento, promete impactar e emocionar com apresentações musicais, homenagens, muita tecnologia e a entrega do Troféu Severino Sombra.

Um júri especializado, com nomes relevantes e importantes no audiovisual nacional e internacional, vai se encarregar de escolher os vencedores do cobiçado Grão de Ouro, conferido aos destaques do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. Certamente um dos momentos mais esperados pelos profissionais da indústria audiovisual nesta edição.

A Tecnopuc Tecna, incentivando ainda mais o evento, que terá novas categorias, vai contemplar os destaques com R$ 40 mil em serviços. A segunda edição vai destacar ainda o “Prêmio de Acessibilidade”, oferecido pela Zênite Studio à produção que apresentar, em seu argumento, a maior abordagem de inclusão social.

Vale ressaltar que a Cardume Curtas (plataforma brasileira de streaming de curtas-metragens), chega para somar nesta edição do Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café. Todos os vencedores na categoria de Curta-metragem Ficção Brasileiro, Animação, Documentário, Regional, farão parte do catálogo exclusivo da plataforma.

O apoio institucional da Sicomércio de Valença, Vassouras e Rio das Flores; da Prefeitura Municipal de Vassouras, além da parceria cultural do Sesc, e de empresas como a Útil, Centauro Comunicaciones, Zênite Estúdios, Sebrae e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Vassouras (ACIAV), reforçam a solidez do evento, proporcionando a todos uma viagem ao universo da sétima arte.

 

“Nossa expectativa e desejo é de que todos tenham uma experiência única, que vivam a magia do cinema, que mergulhem nas oportunidades que o audiovisual proporciona”, finalizam Bruno e Jane Saglia.

 

PROGRAME-SE PARA VIVER A EXPERIÊNCIA

O Centro de Convenções General Sombra destacará entre os dias 16 e 23 de Junho uma programação imperdível e você não pode ficar de fora!

 

Confira e organize sua agenda

08h – Sessão de curtas-metragens

12h – Sessão filmes de Acervo do Museu da imagem e do Som, seguida de debates

14h – Sessão Longa Animação

14h30 – Vale do Café Film Content

16h – Sessão Longa Documentário

18h – Palco Talk Show

20h – Sessão Nobre, exibições de filmes de longa-metragens brasileiros

 

 

 

 

Por Divulgação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *