Sono, sujeira e sol: os três eSSes da imunidade

Imagem de Marjon Besteman por Pixabay

Quem dorme, seus males espanta. Numa adaptação livre da expressão, o sono está para o corpo como o canto está para a alma. E os males, nesse caso, são – literalmente – as doenças.  É que, um sistema imunológico fortalecido está diretamente ligado às noites de sono bem dormidas. O sono reparador reverbera por todo o organismo, acompanhado de benefícios que se estendem à saúde mental e do cérebro.

 

“Sono é fundamental para a higienização do cérebro. Nós temos a produção de uma proteína chamada beta amilóide que está diretamente ligada à doença de Alzheimer. Temos no sono um mecanismo de filtragem que atua nessa proteína e quando você dorme mal você prejudica o processo de filtragem e eliminação dela”, detalha o nutricionista, educador físico e professor do Puravida PRIME, Marcelo Carvalho. 

 

Segundo o especialista, dormir menos que o indicado é um dos passos rumo ao déficit cognitivo e de memória.  Desdobramentos que esbarram no sistema imunológico, uma vez que o sono inadequado leva à busca por alimentos ultraprocessados e hiper palatáveis. “Então você entra no overfeeding, com excesso calórico, comprometendo seu sistema imune e até a função muscular”, o professor do Puravida PRIME.  O looping reforça a necessidade de reorganização de hábitos – movimento que vai ao encontro do que propõe a Medicina do Estilo de Vida, abordagem na qual a construção da saúde é resultado de um conjunto de fatores. 

 

“O sistema imunológico é constituído por pilares. Quando você vai investir sua saúde, seus hábitos, dia após dia nesses pilares, você vai edificando uma estrutura forte, rígida e resistente. Então não adianta somente suplementar alimento X ou somente cuidar do sono ou somente ter um bom manejo do estresse. Você tem que ter bons hábitos de maneira geral e continuada”, explica o nutricionista e também professor do Puravida PRIME, Paulo Mendes. 

 

Imunidade fortalecida

Composta por dois grupos, a imunidade tem a versão inata, que acompanha o indivíduo desde a barriga da mãe e segue presente por toda vida; e a adquirida que, como o próprio nome sugere, é provocada pela exposição a agentes patogênicos.  Num estilo de vida saudável há espaço para a inclusão da exposição consciente a situações que fogem da rotina, de forma alinhada aos hábitos positivos do cotidiano. 

Trilhas, por exemplo, são excelentes opções para se exercitar e colocar o organismo num ambiente em que não está habituado e com o qual terá que interagir, encontrando mecanismos para se proteger contra vírus, bactérias, fungos e demais ameaças presentes pelo caminho.  

“É o princípio da hormese, que consiste em expor seu corpo a um desequilíbrio fisiológico, mas não a ponto de você gerar um dano muito grande, fortalecendo a imunidade”, simplifica Paulo.  

 

Banho de sol 

Outra exposição é essencial para a manutenção de um sistema imunológico fortalecido.  

  • Tomar sol está entre as indicações para elevar os níveis de vitamina D, um dos nutrientes indispensáveis para a imunidade.  
  • Isso porque, segundo estudos, a vitamina D atua diretamente nas células de defesa e modula respostas imunes tanto no sistema inato quanto no adquirido.  
  • Além disso, manter os níveis adequados do nutriente no organismo auxilia na manutenção da saúde mental, sendo um forte aliado contra a depressão.  
  • Mas, atenção: não basta se esticar no sol. A recomendação médica é que essa exposição ocorra entre as 10h e 14h, janela temporal em que o sol libera raios ultravioleta B – responsáveis pela ativação da vitamina D ingerida por meio da alimentação ou suplementação. 

 

Imagem de Jill Wellington por Pixabay

O professor do Puravida PRIME explica que é preciso expor de 40 a 45% do corpo ao sol, sem protetor solar, durante alguns minutos diariamente.  O tempo total varia conforme a tonalidade da pele, dividida na escala de Fitzpatrick em seis tonalidades que guiam a variação desse tempo de exposição, que vai de 5 minutos a meia hora.  

 

“O tempo é chamado de DME – dose mínima de eritema -, que é o tempo que a pele leva para ficar vermelha. No caso de quem é muito branco, costuma ser de 5 a 7 minutos, tempo a partir de quando o sol começa a prejudicar a pele. Aí, você passa o protetor solar”, detalha Paulo.  

 

Bronzeado, saudável e feliz. Marcelo Carvalho faz questão de frisar: “Além de todos os benefícios, o sol tem o benefício cognitivo, na produção de neurotransmissores e síntese de serotonina – o hormônio da felicidade”. 

Se manter saudável vem junto com um combo de benefícios alcançados com hábitos prazerosos e saudáveis!

 

  • Imagem de Giulia Marotta por Pixabay

    Bom lembrar 
    A construção de um sistema imunológico fortalecido está diretamente ligada à manutenção de bons hábitos.  

  • Dormir bem, se expor a situações que ajudem o corpo a desenvolver resistência a agentes patogênicos diferentes e tomar sol são três dos pilares da imunidade.  
  • É possível fazer tudo isso sem fugir de uma rotina saudável, com atividades como o trekking ou ciclismo outdoor, por exemplo. 
  • Ao tomar sol, é fundamental lembrar da regra dos 40%, percentual que precisa estar exposto aos raios solares durante o intervalo temporal das 10h às 14h – sem protetor solar. Fique atento: o pulo do gato está em observar a reação da pele. Assim que ela ficar vermelha, é preciso aplicar o produto.  

 

E assim, sem muitos segredos, o sistema imunológico se mantém fortalecido enquanto você se diverte e descansa.  

 

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.   

 

 

Por Visar Planejamento

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