Cinco perguntas para refletir sobre a realização como mãe e profissional

Veja dicas para traçar um planejamento que auxilia no sucesso em todos os âmbitos

 

Imagem de Pexels por Pixabay

Em 2021, uma pesquisa da Catho mostrou que, entre as mães que trabalhavam fora, 69% deixavam os filhos com outras pessoas, 19% com o pai das crianças e 12% em alguma escola. A mesma estatística pelo olhar da paternidade mostra que apenas 36% dos pais deixam com outras pessoas, 58% com a mãe das crianças e 6% em alguma creche. 

A discrepância mostra como o cuidado do pequeno ainda recai muito mais sobre a mulher e, por isso, é preciso refletir sobre o equilíbrio da realização pessoal e da 14profissional, como aponta Monique Stony, psicóloga com mais de 15 anos de experiência como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiadora do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres.

 

“Existe uma formação social e cultural da mulher na sociedade com relação aos papéis esperados que ela ocupe. E pouco se fala da mulher à frente da carreira, em cargos importantes de liderança. Quando se torna mãe, por exemplo, é natural que uma mulher precise de mais flexibilidade. Sabemos que algumas responsabilidades deveriam ser compartilhadas entre mãe e pai, mas, infelizmente, em boa parte dos casos caem no colo apenas das mulheres”, comenta. 

 

Considerando essas informações, ela fornece uma série de perguntas que a mãe deve se fazer para conseguir entender o contexto em que está inserida e traçar um plano estratégico que vise a uma realização em todos os âmbitos. São elas:

  1. Como é o tipo de mãe com o qual eu gostaria de ser reconhecida? Quais os adjetivos que eu gostaria de ter? “Uma mãe presente, amável, que consegue brincar bastante com os filhos e ser participativa na vida deles? Tente identificar esse ideal”, pontua.
  2. O que eu preciso fazer para me sentir essa mãe presente – ou qualquer outro objetivo que tenha utilizado em resposta à primeira pergunta – na vida dos meus filhos? “Acompanhar na escola ou jantar com eles? Tente trazer uma medida concreta e objetiva para isso”, indica a psicóloga.
  3. Em termos de tempo presente, quantas horas preciso ter com seu filho diariamente para viabilizar esse plano?
  4. Profissionalmente pensando, o que eu preciso alcançar para me sentir realizada? Qual a posição e o tipo de trabalho que eu devo estar fazendo e com qual tipo de flexibilidade?
  5. O que eu preciso fazer para chegar nesse ideal de realização profissional? Que habilidades e conhecimentos preciso desenvolver? Que conexões com outras pessoas preciso estabelecer? Que tipo de rede de apoio materna e profissional preciso montar? 

 

“A mulher precisa de um bom nível de autoconhecimento para identificar com clareza qual o papel da carreira na vida dela, a função da realização profissional e da maternidade. Quem concilia bem as funções normalmente considera que a maternidade não é seu único papel e nem fator exclusivo determinante de sua identidade, mas sim um deles”, conclui a especialista.

 

Sobre Monique Stony

Monique Stony é psicóloga e possui mais de 15 anos de experiência atuando como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Faz parte do grupo Mulheres do Brasil, onde atua como mentora de carreira de jovens negras. Criou o canal @maesnalideranca no Instagram onde mostra o dia a dia, os desafios e as estratégias da mulher moderna na realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Oferece serviços de mentoria, além de palestras e treinamentos corporativos para a liderança e, atualmente, está escrevendo um livro com o propósito de ajudar mulheres a conciliarem carreira e maternidade.

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia pelo COPPEAD/UFRJ, além de ter participado de cursos internacionais de educação executiva e aprimoramento profissional em instituições como Stanford, INSEAD e Beck Institute. Monique foi reconhecida duas vezes como um dos profissionais de Recursos Humanos mais admirados do país pela Instituição Gestão RH. 

Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/maesnalideranca/

 

Por Carolina Lara Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *