Vale a pena se alongar?

Estudo aponta prós e contras da prática para quem faz musculação

 

 

Imagem de Sofie Zbořilová por Pixabay

Uma pesquisa recente da Associação Americana de Força e Condicionamento Físico (NCSA), publicada no Journal of Strength and Conditioning Ressearch, reacendeu o debate sobre os benefícios e riscos de alongar-se antes e depois dos treinos de musculação. A pesquisa, publicada em dezembro de 2022, mostrou que a prática de alongamentos antes da musculação pode prejudicar os treinos, já que diminui a resistência muscular. Os músculos não conseguem trabalhar em alta intensidade ao longo de um treino inteiro, chegando a falhar no final das séries.

Por outro lado, o estudo também aponta benefícios, desde que os alongamentos de um grupo de músculos guardem um intervalo de pelo menos um período em relação ao treino de musculação.

 

“Se a pessoa vai treinar pernas pela noite ela só deve alongar os músculos da perna pela manhã ou pela tarde. O ideal é intercalar os treinos de musculação com os alongamentos”, afirma Guilherme Micheski, fisiologista da Smart Fit.

 

Outro fator positivo da prática de alongamentos é o ganho de elasticidade dos tendões. Isso estimula o relaxamento da musculatura e previne o encurtamento muscular, que pode ocorrer em quem fica por muitas horas sentado, em frente ao computador, ou até mesmo em praticantes de musculação que colocam cargas altas para realizar exercícios com movimentos curtos.

Imagem de Keifit por Pixabay

A Smart Fit preparou uma série de alongamento para quem quer melhorar o movimento das articulações e ganhar mais flexibilidade:

 

  • Série de alongamento – Circuito | 2 séries | 30 seg | sem pausa
  • Prancha + mobilidade de quadril:Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros superiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Prancha + mobilidade de tronco –Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros inferiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Prancha minhoca – Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros inferiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Alongamento de posterior – Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros inferiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Hipertensão de lombar com puxada – Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros inferiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Alongamento de quadríceps – Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros superiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Pose da criança – Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros inferiores ou em um período diferente dos treinos;
  • Alongamento de pescoço – Deve ser feito antes de um treino de musculação de membros inferiores ou em um período diferente dos treinos.

Se não for realizado nenhum tipo de treino de musculação, é recomendado executar a série completa de alongamentos.

 

Sobre a Smart Fit

Democratizar o acesso à atividade física de alto padrão sempre foi o propósito da Smart Fit desde a abertura de sua primeira unidade, em 2009. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em maio de 2022, o número de clientes ativos chegou a 3,3 milhões em 1090 unidades da rede. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 13 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.

 

 

Por BRCOMM – Guilherme Garelha Albuquerque

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One thought on “Vale a pena se alongar?

  • 9 de maio de 2023 em 17:00
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    Sempre tive essa dúvida. Muito bacana ler esse conteúdo tão direto ao ponto. Parabéns!

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