Reumatologista ou ortopedista: quais as principais diferenças e como saber qual médico consultar?

Imagem de mohamed_hassan por Pixabay

É comum as pessoas ficarem na dúvida após notar alguma dor persistente se é melhor procurar um médico reumatologista ou um ortopedista, tendo em vista, que as duas especialidades são parecidas e em alguns casos até se complementam. Contudo ambas as áreas possuem suas especificidades. O reumatologista, geralmente, trata de casos clínicos, além de ter como função diagnosticar, tratar e acompanhar inflamações e doenças autoimunes que atingem tecidos conjuntivos e parte do sistema musculoesquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos. Por outro lado, o ortopedista trata de casos cirúrgicos, além de diagnosticar e reabilitar distúrbios mecânicos, associados aos ossos. Os problemas que esse profissional atende pode estar relacionado com luxações, deformidades ósseas, lesões no ligamento, fraturas, etc.

A reumatologista Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg ressalta que as principais doenças tratadas por essa especialidade são “a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões), entre outras”.

Uma maneira simplificada para entender qual especialidade procurar em um quadro de dor, vai depender dos sintomas e situações vividas pelo paciente. Quando os primeiros sintomas aparecem após um trauma, por exemplo, uma queda, batida ou torção, o ideal é procurar um ortopedista. Caso as dores sejam crônicas e surjam acompanhadas de dificuldade de movimentação, calor e vermelhidão, o paciente deve procurar um reumatologista, por poderem se tratar de alguma doença reumática.

 

Sobre a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg

Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg é especialista em Reumatologia e Reumatologia Pediátrica. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorado em Medicina (Reumatologia) pela Universidade de São Paulo, especialização nos EUA e Canadá. Atualmente é professora e mentora de novos profissionais na Universidade de São Paulo.

 

Por http://afontecomunica.com.br

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *