Carboidrato: Principais benefícios e cuidados para a saúde

Nutricionista explica quando o carboidrato é benéfico para o equilíbrio de uma alimentação saudável e destaca suas vantagens

 

Imagem de klacomas por Pixabay

Importante para o pleno funcionamento das atividades do organismo, o carboidrato é um grande aliado para a manutenção de uma alimentação saudável. Por outro lado, também existem os riscos, o chamado carboidrato ruim, que pode ser prejudicial quando consumido em excesso. Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, explica essa diferença e como manter o carboidrato em uma rotina de alimentação saudável e balanceada. 

 

“Sabemos dos grandes benefícios do carboidrato para o organismo como fonte de energia, que nos garante disposição e contribui para a manutenção de uma boa saúde, sendo as melhores opções sempre as de origem natural”, destaca Isabela.

Já o chamado carboidrato ruim, são os que estão concentrados em alimentos processados e industrializados. “Também conhecidos como carboidratos refinados, são categorizados como prejudiciais por serem processados pela indústria e pobres em vitaminas e minerais, além de serem processados de forma muito mais rápida ocasionando picos de glicose”, completa a nutricionista.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Encontrados em doces, refrigerantes e alimentos ultraprocessados, esses carboidratos contribuem para o ganho de peso quando parte da rotina alimentar por não apresentarem bons níveis de saciedade, densidade nutritiva, estarem quase sempre associados a outros ingredientes pouco saudáveis e serem convertidos em gordura no organismo quando consumidos em excesso. 

 

“Quando classificamos o carboidrato como vilão para uma boa alimentação, é desta categoria que estamos falando. Mas é importante ressaltar que o equilíbrio é fundamental para uma boa qualidade de vida e restrições em excesso também podem ser prejudiciais para a saúde como um todo”, completa a especialista. 

 

Como aliado de uma boa alimentação os carboidratos bons ou complexos, podem ser encontrados em alimentos ricos em fibras como feijões e outras leguminosas, aveia, pão integral e muitos outros além de frutas no geral. Seu diferencial está na contribuição para a sensação de saciedade, serem de fonte natural minimamente processada e dessa forma não causarem altos picos de glicemia. 

 

Opções disponíveis no mercado

Muitas empresas investem nos benefícios do carboidrato para a produção de alimentos saudáveis, como é o caso da Mombora, que se concentra na oferta de géis de carboidrato saborosos e nutritivos, feitos com frutas típicas do ecossistema nacional como o cambuci, o açaí, o cacau e outras. Além de contribuir para o bom desempenho em atividades físicas, os produtos Mombora também podem compor receitas do dia a dia, sendo uma alternativa natural para lanches e snacks. 

 

Sobre a Mombora

Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial. Se destacando no mercado, a Mombora dispõe de produtos com ingredientes nativos do bioma brasileiro para proporcionar experiências reais sem deixar o sabor de lado. 

Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Para isso, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.

 

 

Por NR7 Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *