Maior roda-gigante estaiada da América Latina será inaugurada em São Paulo com projeto de implantação da Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana

Para Adriana Levisky, arquiteta responsável pelo projeto, o novo equipamento turístico tem o potencial de criar identidade, gerar um marco visual e paisagístico e, para além disso, criar uma possibilidade de visualização e de relação com a cidade e seus rios de um ponto de vista não usual: a cidade vista de cima.]

 

Foto: Ricardo Cyrillo/Divulgação Roda Rico

Uma ação público-privada entre a empresa Interparques e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Prefeitura Municipal de São Paulo traz à capital paulista a Roda Rico, maior rodagigante já operada no Brasil. Com aproximadamente 90 metros de altura, o equipamento será inaugurado ao público no próximo dia 09 de dezembro, em São Paulo, às margens da Marginal Pinheiros numa área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa LobosJaguaré da CPTM. O projeto de implantação é assinado pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana e foi concebido com sistema construtivo que prioriza a industrialização e montagem para uma obra mais seca e limpa.
 

Foto: Ricardo Cyrillo/Divulgação Roda Rico

A plataforma de embarque foi desenvolvida em estrutura metálica com lajes em steel deck, escadas e elevadores com caixa de corrida com componentes metálicos. As áreas de apoio que se desenvolvem abaixo do piso da plataforma utilizam sistema light steel frame com fechamentos em placas cimentícias e drywall. Para os pisos das áreas externas, foi adotado sistema em bloco de concreto intertravado com bordas retas, que além de permitir a infiltração das águas de chuva, também atende aos critérios de acessibilidade no que se refere a minimizar a trepidação ao tráfego de dispositivos com rodas.
 

O projeto também prevê sistema de captação de água de chuva em reservatório específico para reutilização na irrigação das áreas de paisagismo. O sistema de iluminação das áreas de praça e plataforma, bem como das áreas internas de apoio, contam com tecnologia LED para maior eficiência energética.
 

Foto: Ricardo Cyrillo/Divulgação Roda Rico

O equipamento composto por estrutura metálica com mais de 1.000 toneladas foi projetado pelo fabricante exclusivamente para o Brasil e trazido em peças modulares dentro de containers da China e Europa. Fundações em blocos de concreto com mais de 170 metros cúbicos cada e estacas que chegam a 15m de profundidade suportam as cargas da enorme estrutura do equipamento.
 

As soluções adotadas garantem ainda acessibilidade e desenho universal para que o equipamento se torne um verdadeiro espaço de inclusão, permitindo encontros, contemplação e aprendizado. Sua localização irá acolher quem mora em São Paulo, quem por ela transita ou vem visitá-la, usufruindo dos seus tantos recursos. A Roda Rico garante ainda fácil acesso por modal ferroviário, viário e cicloviário.
 

grande riqueza paisagística e urbanística do projeto está certamente no fato da íntima relação que o equipamento promoverá com o Rio Pinheiros. Através de um agradável passeio pela Roda, será possível desvendar aspectos históricos, ambientais, territoriais deste Rio tão precioso para a cidade de São Paulo e muitas vezes tão pouco conhecidos por seus moradores e visitantes.

 

“A oportunidade de ter este equipamento de caráter não só turístico, mas também educativo junto ao Rio Pinheiros, é muito relevante por trazer à percepção do visitante e do paulistano a presença, a beleza, a importância deste nosso rio dentre outros já muito escondidos através do processo de urbanização e crescimento da cidade, apontando para a construção de elos afetivos e criativos a favor da preservação e revitalização de nossos recursos hídricos tão essenciais à vida!”, cita Adriana Levisky, arquiteta responsável pelo projeto.

“Ao longo da história da cidade, com o seu crescimento, fomos perdendo a memória do rio, demos as costas a um elemento que merece nossa deferência. Assim, a RodaGigante é uma contribuição também para seu resgate em sua importância, com a possibilidade de nos apropriarmos da cidade a partir de uma perspectiva inédita, a 91 metros de altura”, diz.

 

rodagigante paulistana terá ainda uma área de convivência integrada de forma harmônica com o Cândido Portinari, correspondente a 3% da área total do parque.

Ela é oficialmente a maior da América Latina e supera em altura equipamentos instalados em cidades globais como Paris, Toronto e Chicago. A operação será feita pela Interparques, empresa com vasta experiência em implantação e operação de parques.

 

“Queremos trazer para São Paulo uma nova atração turística que atraia tanto os brasileiros quanto os viajantes de todo o mundo. A Roda Rico tem potencial para se tornar referência, como são as rodasgigantes de capitais como Londres, Las Vegas e Dubai”, afirma Marcelo Mugnaini, diretor de operações da Roda Rico.

 

rodagigante terá 42 cabines com capacidade para oito pessoas cada, todas com ar-condicionado e wi-fi. “O modelo escolhido é especialmente desenhado e fabricado para o projeto e preza pelo design, leveza, transparência e beleza. Tem período de rotação de 25 a 30 minutos e tecnologia continuous loading, que permite ciclo silencioso e menor formação de filas, pois o embarque e o desembarque são feitos sem interromper a rotação”, explica Mugnaini.
 

Similar a uma roda de bicicleta, esse tipo de estrutura permite construir rodasgigantes mais leves, de elevada permeabilidade visual e de grande diâmetro. Por essa razão, está presente em modelos por todo o mundo, como a Ain Dubai, a High Roller em Las Vegas, a Singapore Flyer e na icônica London Eye.
 

 

Ficha Técnica
Projeto: Roda Gigante de Observação — Candido Portinari

Local: Parque Cândido Portinari — São Paulo / SP
Ano do projeto: 2020-2021
Ano construção: 2021-2022
Área do terreno: 4.500,00m²
Área projeto: 4.500,00m²
Permissão de Uso: 120 meses
Contrato SIMA: nº 03/2020/GS

Cliente: Grupo Big Wheel

Autor do Projeto: Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, Adriana Levisky

 

Coordenação: Daniel Mifano, Renata Saraiva, Renata Gomes, Tatiana Antonelli
Equipe/colaboradores: Tiago Cândido, Paulo Noguer, Tayana Barradas, Ana Beatriz Xavier, Alynne Queiroz, Isadora Carioca, Ana Carolina Angotti, Natália Beneton, Thais Nagata, Caroline Domingues, Daniela Santana
Construção: Compacta Sul Complementares e Consultoria
Estruturas concreto: Compacta Sul Construções e Engenharia
Estruturas metálica: Compacta Sul Construções e Engenharia
Fundações e Contenções: Compacta Sul Construções e Engenharia
Terraplenagem: Compacta Sul Construções e Engenharia
Piso e Pavimentação: Compacta Sul Construções e Engenharia
Instalações hidráulicas: BRO Engenharia
Instalações elétricas: Voss Engenharia
Sistemas eletrônicos: Voss Engenharia
Climatização: Voss Engenharia
Drenagem: BRO Engenharia
Luminotécnica: Senzi Lighting
Paisagismo: Barbieri + Gorsky
Combate a Incêndio: Voss Engenharia e Engepoint
Acessibilidade: Design Universal Consultoria S/C Ltda
Consultoria Ambiental: Degema Soluções Ambientais e LegalTree
Consultoria Ambiental-Cetesb: Planthae Consultoria Ambiental
Consultoria de Transportes: TTC Soluções em Mobilidade
Consultoria de Segurança e Operação: Repro Engenharia
Maquete Eletrônica: André Sauaia

 

Sobre a Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana

Falar de arquitetura e de urbanismo é falar de como as pessoas vivem e podem viver. De como integrar a vida aos espaços de forma a promover inclusão, conforto, satisfação, bem-estar, saúde, educação, bom humor, vínculo, segurança, tranquilidade, convivência, sustentabilidade. Essa é a responsabilidade que move a Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana: transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir do desenho urbana e das estruturas de gestão das cidades. O escritório desenvolve soluções de mediação entre o setor público e instituições privadas, o que cria oportunidades de discutir a cidade e a relação entre as pessoas, se traduzindo no desenho de projetos e em consultorias estratégicas. Com cerca de 7 milhões de m² desenvolvidos em projetos de arquitetura, urbanismo e consultoria estratégica, o trabalho da Levisky Arquitetos é premiado e reconhecido internacionalmente.

 

 

Por Divulgação Levisky Arquitetos

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *