Ilha Fiscal celebra 133 anos do último baile com nova estrutura

Espaço será reaberto com nova estrutura no início de 2023 e público pode garantir ingressos gratuitos participando de palestras no Museu Naval 

 

Foto: Fernanda Braz

O estado do Rio de Janeiro celebra no dia 9 de novembro o aniversário de 133 anos do último baile na Ilha Fiscal. Os projetos “Galeota Real – Exposição na llha Fiscal” e “Uma Jóia na Baía: recuperação estrutural, conservação e restauração do conjunto arquitetônico da Ilha Fiscal” promovem, com apoio do Museu Naval, uma série de palestras gratuitas como preparativo para reabertura do espaço, que ocorre no primeiro semestre de 2023. A ilha, que passa por mudanças de estrutura, foi cenário da antiga festividade que marcou o calendário brasileiro por ocorrer dias antes da extinção da monarquia no país. O rei Dom Pedro II promoveu a luxuosa festa no ano de 1889 como uma forma de homenagear as bodas de prata da princesa Isabel e do Conde d’Eu. 

A Proclamação da República foi firmada oficialmente em 15 de novembro e o baile que ocorria nos dias anteriores representava um dos momentos de força do reinado. O último baile da Ilha Fiscal é um episódio da história brasileira que até hoje encanta e reverbera desdobramentos para historiadores, pesquisadores, artistas e curiosos. 

A Ilha Fiscal integra, desde 1913, o Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Desde então, o espaço é palco para exposições, solenidades extraoficiais e cartão-postal para amantes da fotografia. 

 

Foto: Divulgação Site

 

Ingressos gratuitos para reabertura

Com encontros previstos para os dias 19 de outubro e 9 de novembro, os participantes das palestras do Museu Naval receberão um certificado e um voucher válido por dois anos para conhecer a Ilha Fiscal após a sua reabertura. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e são limitados. Para garantir, é necessário acessar o link e preencher os dados para receber a entrada gratuita por e-mail.
 

Os debates irão abordar tópicos como a importância da preservação de patrimônios culturais, turismo militar e demais curiosidades da ilha. Os participantes poderão ter uma experiência de imersão na cultura da marinha brasileira por meio de entidades locais e especialistas do tema.

 

 

Por Zaru Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *