Winds For Future encerra edição com recorde global de 884 kitesurfistas no mar ao mesmo tempo

Kiteparade recebeu título do Guinness Worlds Records, autenticado em cerimônia no encerramento do evento, pela segunda vez consecutiva

 

 

Foto: Divulgação

Além de mais de 200 painelistas em uma maratona do conhecimento que incluiu painéis, exposições, mostra de startups, shows, gastronomia e ampla programação multicultural, os bons ventos trouxeram milhares de kitesurfistas às águas do Cumbuco durante o Winds for Future 2022 na tarde deste domingo (25). O evento encerrou esta edição com um novo recorde global de kitesurfistas participando da Kiteparade 2022 – ao todo, foram 884 profissionais velejando no mar ao mesmo tempo, rendendo o título no Guinness World Records pela segunda vez consecutiva. O recorde atual, também registrado no Guinness, pertencente ao próprio Winds For Future, foi de 596 kitesurfistas, em 2019.

Entre simpatizantes da modalidade, iniciantes, amadores e atletas profissionais, esta edição consolidou o Cumbuco como meca do kitesurf mundial. As ondas do Cumbuco receberam, também, os multicampeões mundiais de kitesurf como Carlos Mário “Bebê” e Mikailli Sol, que são embaixadores do evento. Aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o evento alcançou seu objetivo de chamar atenção global sobre questões ambientais, como o aquecimento e a poluição dos mares e Oceano. 

 

“A energia foi simplesmente indescritível e sem nenhum tipo de acidente ou intercorrência. Reunimos participantes de mais de 30 países diferentes nas águas do Cumbuco nesta edição e tivemos um momento histórico durante a tarde deste domingo, superando a meta de mil pessoas ao mesmo tempo no mar. Éramos todos apenas um, velejando juntos pelo Oceano”, afirma Mariana Zonari, uma das idealizadoras do evento.

 

 

Kiteparade e pesquisa acadêmica

Delano Soares e Gerônimo Nobre
Foto: Divulgação

Neste domingo a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e seu Laboratório de Economia do Mar (BlueLab) coordenado pelo Prof. Samuel Façanha Câmara, também estiveram no evento para a realização de uma pesquisa com os participantes do W4F. Associados ao projeto de inovação social Hub Cumbuco, que conta com o apoio da prefeitura de Caucaia, a UECE quis entender o nível de percepção das pessoas sobre as mudanças climáticas, identificando quais barreiras e comportamentos podem dificultar ou ajudar na conscientização e engajamento das pessoas no enfrentamento desta questão de âmbito global. 

Segundo o Prof. Samuel Câmara, a ideia desta pesquisa foi aplicar questionário com os kitesurfistas que participaram do Kiteparade no W4F para tentarem, mais uma vez, quebrar o recorde mundial. A partir destas respostas, a UECE pretende entender como um grupo específico, altamente exposto aos possíveis efeitos destas mudanças e fortemente conectados ao mar, podem ser diferentes do restante da população, complementa.

 

 

Painéis debatem sustentabilidade, metaverso, tecnologia e kitesurf 

Dando início à programação de painéis do último dia do Winds for Future (W4F), o palco ODS recebeu a co-fundadora do Linker Bank, Ingrid Barth, que apresentou o tema “Impacto social promovido pela boa bancarização da população” para o público presente. A assessora de Turismo da Procolombia, Paula Andrea Giraldo e a subsecretária de Turismo do Atlântico, Pamela Lozano Ibáñez foram responsáveis por dar início à programação do palco LATAM com o tema “Destino turístico e sustentável do kitesurf”. 

Outras temáticas que também marcaram o último dia de painéis do W4F foram “Metaverso & web3, essa nova economia é sustentável?”, com a condução da co-fundadora da RITO, Catarina Papa; “Tendência e práticas ESG nas corporações” com a sócia-diretora da CM Consultoria e Inteligência Corporativa, Agueda Muniz, a gerente da KPMG, Jana Brito, e a sócia-cofundadora da Solos, Saville Santos; no painel patrocinado deste domingo, a analista de negócios internacionais da Apex Brasil, Ana Luísa Brito falou sobre “O dilema da internacionalização de startups: Quando escalar para outros continentes”. 

 

 

Por www.capuchino.com.br

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *