Orquestra Ouro Preto faz tributo a Vander Lee no Sesc Palladium

Homenagem faz parte da Série Domingos Clássicos e tem preços populares

 

Foto: Divulgação

Reconhecida internacionalmente por sua excelência e versatilidade, a Orquestra Ouro Preto se volta mais uma vez para música mineira em tributo ao cantor e compositor Vander Lee (1966 – 2016). O concerto que une a beleza das cordas à poesia de Vandeco, promete emocionar o público no dia 7 de agosto, às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. A cantora Laura Catarina, filha de Vander Lee, e o irmão do cantor, Marcos Catarina, dão voz à homenagem a um dos principais compositores da música brasileira.

 

“Cantar as músicas do meu pai com a Orquestra Ouro Preto é a realização de dois sonhos ao mesmo tempo! Sempre amei orquestra e sua potência, sua grandiosidade sonora. Meu pai tinha o sonho de ouvir suas músicas com arranjos de orquestra e não pôde realizar em vida, então, considero um privilégio representá-lo nesse sonho realizado”, destaca a cantora Laura.

 

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o trabalho resgata um dos discos mais emblemáticos de sua carreira:

 

“No Balanço do Balaio”. Os sambas bem-humorados e as baladas românticas que compõem o álbum ganham versões orquestradas, com arranjos assinados por Marcelo Ramos. “No Balanço do Balaio tem uma diversidade rítmica enorme e além de maravilhoso, o disco é uma ode à mineiridade. Retrata o cotidiano da capital mineira com uma poética sensível, intensa e popular, de maneira que nenhum outro compositor fez. Suas letras demonstram uma intimidade com uma cidade e cultura, com uma musicalidade genuinamente brasileira”, completa o Maestro Rodrigo Toffolo.

 

Lançado em 1999, o disco traz o sotaque mineiro em letras e versos que passam por temáticas do cotidiano da cidade, como o trajeto ao trabalho em ônibus lotado, apelidado pelos belo-horizontinos de “balaio”, as torcidas dos times do coração até os encontros românticos. O álbum revelou a essência de suas composições, o violão refinado e o intérprete sensível que partiu precocemente em 2016. Contribuir para a realização de obras da Orquestra Ouro Preto é sempre motivo de muito orgulho para nós. Porém, desta vez, a alegria é maior ao podermos contemplar mais um artista mineiro que levou nossa cultura para além das montanhas de Minas, o Vander Lee.

 

MAIS SOBRE VANDER LEE

Conhecido como um dos compositores mais talentosos de sua geração, o belo-horizontino Vander Lee (1966 – 2016) trouxe para a cena musical brasileira seu olhar poético e original, ao longo dos seus 17 anos de carreira. Começou tocando em bares da capital mineira e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral, se apresentando pelos teatros da cidade e interior. Em 1996, ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso para o artista produzir seu primeiro CD, independente. Em 1998, a convite da cantora Elza Soares fez participações nos shows dela em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A partir daí gravou com outros grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Músicas de sua autoria foram gravadas por Maria Bethânia, Gal Costa, Fábio Júnior e outros intérpretes. Foi autor de sucessos como “Românticos”, “Iluminado” e “Esperando Aviões”. Sua discografia conta com 10 discos e 2 DVDs. Os filhos herdaram o talento para a música e deram continuidade ao seu trabalho. Em 2021, foi lançada a música “A vida não são flores”.

 

 

Foto: Divulgação

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto: Vander Lee

Dia: 7 de agosto de 2022, domingo, às 11h.

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro – Belo Horizonte

Classificação: Livre para todas as idades.

Ingressoshttps://bileto.sympla.com.br/event/75362/d/150996

 

 

Por A Dupla Informação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *