Brasileiros fazem história em Saquarema

Por Henrique Nascimento 

 

Depois dos “day-offs” brasileiros brilham na região dos lagos

 

SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRAZIL – JUNE 27: Filipe Toledo of Brazil surfs in Heat 3 of the Quarterfinals at the Oi Rio Pro on June 27, 2022 at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Daniel Smorigo/World Surf League)

O campeão do Rio Pro de Surf da WSL é brasileiro. Hoje foi um dia repleto de vitórias brasileiras em Saquarema, Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro. Depois de dois dias de “day-off”, os surfistas voltaram com tudo no Maracanã do Surf. O brazuca Matheus Herdy venceu o australiano Jack Robinson. Samuel Pupo detonou o nota 10 da edição até o momento Caio Ibelli. O campeão olímpico Ítalo Ferreira usou e abusou dos aéreos e venceu Michael Rodrigues. O paulista de Itanhaém Miguel Pupo atropelou o americano Nat Young. Os australianos se deram bem. Connor O’Leary venceu o sul-africano Matthew McGillivray e Callum Robson, algoz de Gabriel Medina, venceu o conterrâneo Jackson Bauer. O jovem Yago Dora venceu Ethan Ewing da Austrália. O destaque destes confrontos foi por conta do brasileiro Filipe Toledo que, além de vencer o peruano Miguel Tudela, se consolidou na final geral em Trestles, na Califórnia com duas etapas de antecedência.

Pela primeira vez na história quatro brasileiros vão fazer uma semifinal de etapa do Circuito Mundial de Surfe. Nesta segunda, na Praia de Itaúna, em Saquarema, os postulantes ao título Filipe Toledo e Ítalo Ferreira garantiram a classificação para a penúltima fase do Rio Pro. Os dois estão em lados opostos do chaveamento e podem se enfrentar na decisão nesta terça. Para isso, Ítalo, número 4 do mundo, precisa passar por Samuel Pupo. Já Filipinho, líder do ranking, tem de derrotar Yago Dorana 2ª semifinal.

Semifinais

Samuel Pupo x Italo Ferreira 

Filipe Toledo x  Yago Dora

 

Campeonato Feminino
Momento de descontração da brasileira Tatiana Weston-Webb – Foto: Thiago Diz

No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb está nas semifinais. Ela venceu a peruana Sol Aguirre e a havaiana Carissa Moore. Tanto a peruana quanto a havaiana foram para a repescagem. 

A partir do decorrer da disputa, Johanne Defay conseguiu seus 9,43 contra a australiana Sally Fitzgibbons que obteve 8,10 na pontuação, por outro lado Gabriela Bryan atingiu 8,94 na briga pela semifinal contra Lakey Peterson que alcançou similarmente a nota 8,33.

A grande pentacampeã Carissa Moore competiu as quartas contra a surfista Caroline Marks, onde obteve 12,47, em contrapartida, Marks alcançou a nota 10,50. Finalizando a disputa pela vaga na semifinal do campeonato, tivemos a brasileira Tatiana Weston-Webb abrindo uma grande vantagem no início da bateria contra a Isabella Nichols. A pontuação se fez presente com bastante vantagem para a Tatiana, que se destacou com seus 11,40 garantindo assim a sua vaga na semifinal contra Carissa Moore. Assim, Weston fez uma ótima bateria, se destacando com suas manobras feitas com muita confiança, o que dificultou para australiana que atingiu a nota 4,50.

De acordo com o resultado acima, entende-se que a semifinal está decidida. Ou seja, Carissa enfrentará Tatiana Weston-Webb, enquanto Johanna Defay terá como adversária Gabriela Bryan. A partir disso, esperamos por uma semifinal bem disputada. 

 

Confira as fotos: 

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *