Cia. Academia abre vagas gratuitas para atores, cantores e dançarinos

Com foco em apresentações, a companhia dará preferência para artistas com experiência. Os ensaios já estão acontecendo e as inscrições se encerram em julho. Saiba como participar!

 

Foto: Cia. Academia/Divulgação

A Cia. Academia está com vagas abertas para atores, cantores e dançarinos interessados em compor sua equipe de artistas neste ano. Qualquer pessoa acima de 10 anos pode participar. Com foco em apresentações, a companhia dará preferência para aqueles com certa experiência em teatro, dança, circo e música. Isso porque não haverá aulas, mas sim ensaios voltados para a prática de preparação para cena e espetáculos a serem apresentados. Já em curso, as inscrições estão abertas até julho.

Os ensaios estão acontecendo no prédio do Núcleo Artístico do Campus Academia, pertencente ao Colégio Academia e ao Centro Universitário Academia (UniAcademia), localizada na Rua Halfeld, 1179, no Centro de Juiz de Fora, todas as quintas-feiras, das 18h30 às 20h10. O início é imediato e toda a comunidade pode participar. Os interessados podem se inscrever no link.

 

“Eu acredito que a arte é fundamental na vida do ser humano e que, por isso, a arte precisa estar presente desde a infância. É preciso se basear também na arte para poder construir esse ser humano cada vez mais consciente, mais completo, mais emancipado. A arte possibilita um trabalho aonde a sensibilidade, a criatividade e todas as capacidades humanas são potencializadas, porque a arte potencializa tudo que existe de melhor no ser humano”, afirma o coordenador do projeto, o professor Ronan Lobo de Paula.

 

Além da Cia. Academia, o Colégio Academia também conta com o Núcleo Artístico, destinado a realização de atividades extracurriculares com alunos de todas as séries da instituição e que em breve terá novidades para o público externo.

 

“É preciso ter os instrumentos artísticos como instrumentos também de educação, porque arte é educação, fazer arte é educar, apreciação de arte é educação, experimentação da arte é educação e, por isso, é muito importante que a arte seja uma das principais referências do processo educativo”.

“E é muito importante quando a gente tem a arte dentro da escola de uma forma potente e presente no cotidiano dos alunos. A gente começa a perceber uma escola mais rica e mais potente também no seu processo de educação, porque, como a gente mede um povo pela sua cultura, a gente mede o processo de educação também pela sua arte e sua relação com a arte e cultura”, afirma Ronan Lobo.

 

Muita história!

Com mais de 40 anos na estrada, a Cia. Academia coleciona momentos importantes e históricos. Seu início se deu na década de 70, quando o Colégio Academia iniciou o processo de criação dos grupos de teatro e dança. O Grupo de Teatro Academia (GTA) teve como diretores Alexandre Alvarenga, Domício Procópio e Guy Schmidt. Sua primeira peça, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, foi encenada em 1977. Já no ano de 2013, Ronan Lobo assumiu o Núcleo Artístico e fundou a Cia. Academia, que reúne as experiências dos grupos existentes até então. Um dessas experiências marcantes é a participação do autor Pedro Bandeira na história do grupo, que escreveu uma peça especialmente para eles.

 

 

Por Pessoa Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *