Luis Dousdebes, da Academia Latina da Gravação, fala sobre filiação ao Latin GRAMMY e suas premiações

Em entrevista em Miami, sede da Academia Latina da Gravação (Laras), executivo fala sobre o processo de filiação ao Latin GRAMMY e suas premiações

 

Luis Dousdebes/ Divulgação

O equatoriano Luis Dousdebes está há 22 anos na Academia Latina da Gravação (Laras), responsável pelo Latin GRAMMY, mais importante prêmio da indústria da música latino-americana, que neste ano está em sua edição de número 23. Durante duas décadas, ele respondeu pela área financeira da associação e desde 2020 é o Diretor Executivo de Prêmios, Afiliações e Preservação da Academia. Recentemente, Dousdebes concedeu entrevista em Miami, sede da Laras, falando sobre o processo de filiação ao Latin GRAMMY e suas premiações.

 

“Há dois pilares importantes no Latin GRAMMY. O primeiro é o aspecto da afiliação. É importante que o conjunto de membros seja forte e equilibrado, e também que represente todos os gêneros participantes. Temos mais de 5 mil membros em 43 países. Há membros votantes, bem como membros associados. Com exceção da votação, os membros de ambos os tipos têm os mesmos direitos”, diz Luis Dousdebés, disposto a dar a Prensario detalhes de todo o processo por trás dos prêmios mais importantes da música latina.

 

Foto: Divulgação

No ano passado, membros e gravadoras apresentaram mais de 20.000 gravações e vídeos musicais, um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior. Estas gravações são revisadas por comitês de centenas de voluntários e especialistas nos campos musical e criativo da América Latina, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Os membros desses comitês garantem que cada candidato atenda aos requisitos e seja designado à sua própria categoria antes de passar à próxima etapa do processo de premiação: a seleção dos indicados. A tão esperada lista de indicações é anunciada ao público no final de setembro.

Foto: Divulgação

– Como funcionam as afiliações?
– Para ser um membro votante é necessário estar ativamente envolvido na gravação de músicas, como produtor, engenheiro, engenheiro de som ou masterização, vocalista, artista, compositor ou instrumentalista. Os membros associados são pessoas que trabalham no âmbito musical, mas não estão envolvidas na gravação ou criação de música. A Academia Latina garante que os membros sejam representativos dos países ibero-americanos. Após receber as solicitações, o Departamento de Afiliação as analisa e um comitê as aprova. Para
assegurar esse equilíbrio, fazemos uma análise mensal, examinamos a demografia dos membros e geramos dados sobre: país, idade, sexo e gênero musical, seja ele urbano, brasileiro, rock ou alternativo.

– Como funciona o processo de premiação?

– A música não é estática, ela evolui dia a dia, por isso devemos fazer o mesmo e estar atentos ao que está acontecendo no mercado e sua evolução. Nossas categorias devem representar isso. Trabalhamos muito para analisar dados estatísticos a respeito disso, em vez de reagir a mudanças constantes, por isso nosso processo leva algum tempo. Esse ano temos 53 categorias representando todos os gêneros de música latino-americana, hispano-americana, brasileira e portuguesa. Os músicos frequentemente solicitam mais categorias e gêneros, mas a Academia Latina, ao invés de resistir, garante que tenhamos informações precisas antes de criar novas categorias.

Dousdebés conta que o processo de premiação leva nove meses a partir de fevereiro, quando a plataforma é aberta a todos os membros, eleitores ou parceiros. Eles podem registrar produtos que consideram dignos de reconhecimento em qualquer uma das 53 categorias nas quais desejam participar. Chamamos então mais de 150 especialistas em música para participar dos comitês de revisão. Eles não precisam ser membros de A Academia Latina e não ter direito a voto. Durante duas semanas, eles têm acesso a uma plataforma criada pela Academia Latina para ouvir as obras inscritas e votar em cada uma. À medida que as aceitam, eles decidem a que gênero pertencem, acrescenta.

– Após o trabalho dos comitês de revisão, como o processo continua?

– A equipe de A Academia Latina, então, reclassifica devidamente as inscrições e convoca os membros votantes para o primeiro turno de votação. Cada membro pode selecionar dez indicados em cada uma das quatro categorias gerais — Álbum do Ano, Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Artista Revelação — e cinco indicados nas 15 categorias adicionais. O aplicativo de votação mantém o controle dos votos e impede a votação em mais de uma categoria. Os votos são enviados diretamente à firma de auditoria Deloitte, que os tabula sem serem vistos ou revisados pela Academia Latina. A Deloitte nos fornece a lista dos semifinalistas: os 20 produtos que receberam mais votos em cada categoria geral e os 15 produtos com o maior número de votos em cada categoria específica. O Comitê de Revisão de Indicações, composto por membros votantes, então garante que o processo tenha sido realizado corretamente.

Dousdebés assegura que “quando um artista recebe uma indicação ou ganha um Latin GRAMMY, seu nome artístico muda para o resto da vida” e acrescenta: “se podemos mudar a vida de alguém, abrindo portas e facilitando a consolidação de seus sonhos e sua profissão, eu acho que o processo vale a pena”.

– Quem monitora e como todo o processo de seleção e votação é controlado?

– Nossos auditores da Deloitte, embora não possam votar, participam de quase todos os comitês e garantem que nenhum de seus membros tenha um conflito de interesses. A Deloitte faz, então, sua tabulação e, no dia das indicações, anunciamos os resultados dessas votações. Da mesma forma, uma vez terminado o processo de votação, a Deloitte pega essa informação e fecha nossa plataforma de votação. Não temos nenhum acesso a ela. Eles fazem sua análise novamente e preparam os envelopes que são abertos durante a premiação, seja na Premiere ou na Entrega. Nenhum de nós na Academia Latina sabe quem vai ganhar até o momento em
que o envelope é aberto durante o espetáculo.

– Qual a diferença entre Latin GRAMMY e GRAMMY?

– Para o GRAMMY, o produto pode estar em qualquer idioma, mas deve ter sido lançado nos Estados Unidos. A Academia Latina da Gravação premia o Latin GRAMMY a projetos com pelo menos 51% do conteúdo em espanhol, português ou línguas indígenas, independentemente de onde foram lançados.

– Vocês recebem pedidos de artistas ou pessoas da indústria para se tornar membro de A Academia? Quais são os passos para se tornar membro?

Recebemos uma avalanche de solicitações de afiliação. Todas as informações sobre afiliação e prêmios estão disponíveis em três idiomas em nosso site, incluindo o formulário de solicitação de afiliação. Após receber as informações, nosso departamento as revisa e entra em contato com o solicitante para pedir qualquer informação adicional necessária. Depois disso, a afiliação é aprovada ou não. Tentamos sempre dar um tratamento personalizado a todos.

 

Por Lupa Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *