Rosas Periféricas encerra projeto comemorativo de 10 anos com infantil online e festa-exposição

Foto: Divulgação

Atuante na zona leste paulistana, o Grupo Rosas Periféricas encerra, em junho, o projeto Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro, iniciado em 2021. No dia 10/6 (sexta, às 15h) tem sessão online do infantil Ladeira das Crianças – TeatroFunk, pelo YouTube e Facebook do grupo.  E, fechando a programação, acontece a Festa-Exposição, no dia 25/6 (sábado, às 19h30), na sede da trupe, aberta à comunidade para celebrar o sucesso do projeto.

Festa-Exposição traz exibição de um documentário produzido durante a realização, que será disponibilizado também no YouTube. Um livro será lançado com a trajetória do Rosas Periféricas, histórias das produções e depoimentos, que será distribuído gratuitamente, inclusive em bibliotecas municipais, principalmente na zona leste da cidade. Uma exposição de fotografias traz registros poéticos do grupo e imagens dos eventos que aconteceram durante a programação, e o Sarau da Antiga 28 acontece inserido no contexto do evento.

O Grupo Rosas Periféricas atualmente é formado por Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.

 

Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças – TeatroFunk

10 de junho. Sexta, às 15h

Exibição online: Facebook/ rosas.perifericas e Youtube/Grupo Rosas Periféricas 

Grátis. Duração: 45 min. Classificação: Livre.

Em Ladeira das Crianças – TeatroFunk, o universo das crianças periféricas ganha a cena. Seus desejos e sonhos são embalados pelo ritmo do funk. No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem e garota que vive no mundo da lua. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. A peça, dirigida pelo coletivo, estreou em 2019, quando o grupo completou 10 anos. Investigando o próprio território, os integrantes perceberam a importância das crianças para formação de um público periférico e, junto com elas, da valorização da linguagem do funk na região.

Texto: Grupo Rosas Periféricas – livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa, Camila Olivetti e Thabata Bluntrit. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Fotos: Andressa Santos e Allan Bravos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: às crianças do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz que brincaram conosco, Daniela Cordeiro, Coral Alvarenga, Allan Bravos, Vitorino Manoel, Laís Oliveira, Renata Prado e Preta Rara.

 

Festa-Exposição: Rosas Faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro

25 de junho. Sábado, às 19h30

Sede do Grupo Rosas Periféricas

Rua Redução de Guarambaré, 39 – Parque São Rafael (ZL). SP/SP.

Grátis (aberto ao público). Duração: 2h. Classificação: Livre. 

Lançamento de livro e exibição de documentário, intitulados “Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro”, exposição de fotografias (registros do projeto) e sessão do Sarau da Antiga 28.

 

O projeto

Iniciado em março de 2021, Rosas Faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro foi concebido para festejar os 10 anos que o Grupo Rosas Periféricas completou em 2019, sendo contemplado pela 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A programação – toda gratuita – trouxe uma mostra de repertório próprio, além de apresentar trabalhos de companhias parceiras, pesquisas e vozes inspiradoras para o coletivo. Realizado durante a pandemia, a programação aconteceu ora remotamente (principalmente na fase inicial) ora presencialmente. Durante as duas primeiras etapas foram apresentados em sessões online os espetáculos montados pelo Rosas Periféricas, entre 2009 e 2019: Vênus de Aluguel, Rádio Popular da Criança, Narrativas Submersas, Lembranças do Quase Agora, Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças – TeatroFunk, além da performance Fêmea e da leitura dramática de A Mais Forte.

O projeto também recebeu espetáculos de grupos e coletivos em apresentações virtuais: As Caracutás, FemiSistah, O Buraco d’Oráculo, CTI – Companhia Teatro da Investigação, Grupo Pandora e Cia. Bendita. Rodas de Conversa trouxeram diálogos e discussão sobre o direito de todos à arte e à cultura, mediadas por Marta Baião e Fernanda Haucke. Oficinas Artísticas para crianças e jovens fizeram parte da programação: Construção de Rimas (Fanieh), Passinho (Pablinho IDD), História do Funk (Renata Prado), Escrita Criativa – Cenopoesia (Jô Freitas), Brincadeiras de Rua (Fellipe Michelini) e Percussão Afro-brasileira (Adriana Aragão). E encontros com 12 saraus tradicionais paulistanos, intensificou a pesquisa para aprimorar o Sarau da Antiga 28: Cooperifa, Urbanista Concerto, Sarau no Kintal, Elo da Corrente, Sarau do Binho, Sarau das Pretas, Comungar, Sarau do Vale, Sarau da Brasa, Sarau Tem Coragem!?, Segunda Negra e Slam da Guilhermina.

A última etapa, em 2022, trouxe uma circulação do espetáculo Ladeira das Crianças – TeatroFunk pelas periferias da cidade (zonas leste, oeste, norte e sul), além de sessões online, uma temporada do Sarau da Antiga 28 (criado pelo Rosas Periféricas), que foi reformulado a partir dos encontros realizados em 2021, e, fechando as comemorações, a Festa-Exposição na sede do grupo (na ZL).

 

 

Por VERBENA ASSESSORIA

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *