28 de maio marca a luta contra a mortalidade materna e pela saúde da mulher

Foto: Pixabay/Imagens gratuitas

Duas causas importantes para a saúde feminina são datadas em 28 de maio: o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher.  De acordo com o Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna de 2021, o Brasil teve média de 107 mortes a cada 100 mil nascimentos, número superior ao preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que não deveria ultrapassar a marca de 70. Para se ter uma ideia do gargalo do país, a média na Europa é de 13 mortes a cada 100 mil nascimentos, segundo Relatório da Saúde Europeia. 

Considera-se mortalidade materna quando o óbito ocorre durante a gestação ou 42 dias após o final da gravidez. De acordo com Flávia Rossi ginecologista da Conexa, maior player de saúde digital da América Latina, esse é um problema de saúde pública e as principais causas são eclampsia, infecção puerperal e hemorragia pós-parto. 

A telemedicina tem se mostrado uma aliada nos cuidados da saúde da mulher e auxilia na prevenção da mortalidade materna. Nos últimos dois anos – 2020 e 2021 – o público feminino liderou o uso do serviço digital, realizando 91% a mais de consultas que os homens, segundo levantamento da Conexa. Em outras palavras, as mulheres quase o dobraram o registro de teleatendimentos.

 

“As consultas online podem resolver cerca de 85% dos problemas de saúde e, especificamente quando se fala de saúde da mulher, pode esclarecer dúvidas sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar, além de auxiliar em medidas de preconcepção principalmente de pacientes hipertensas e diabéticas, condições que precisam estar muito bem controladas para uma gestação mais segura”, conta Flávia. 

 

Player de saúde digital, Conexa cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada. Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina. A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/

 

Por bowler.com.br

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *