Grande Rio se sagrou Campeã do carnaval do Rio de Janeiro e Império Serrano volta ao Grupo Especial em 2023

Por Isabelle Melissa 

 

Com quase 30 anos de espera, a escola de Duque de Caxias, apresentou um enredo, que homenageou e desmistificou os estereótipos negativos em cima de Exu, e levou o troféu para Baixada Fluminense

 

Grande Rio
Foto: Rachel Canejo/ Ag News

Com o retorno do Carnaval e o desfile das escolas de samba, os últimos 4 dias foram bem agitados na Sapucaí e no Rio de Janeiro. E nesta terça, dia 26 de abril, a Acadêmicos do Grande Rio foi confirmada como Campeã do Carnaval 2022. Depois de quatro vice-campeonatos, a escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, passou o bastão de vice para a vizinha Beija-Flor de Nilópolis, que esteve a frente na apuração. -Brincadeiras a parte-, o título foi merecido. Ambas agremiações fizeram um desfile impecável, mas a tricolor, com quase 30 anos no Grupo Especial, que falou sobre Exu, acabou faturando o primeiro título da sua história. A São Clemente, última colocada, foi rebaixada para a Série Ouro. E a Império Serrano voltou ao Grupo Especial, do Carnaval do Rio.

Grande Rio
Foto: Rachel Canejo/ Ag News

g

j
A Acadêmicos do Grande Rio entrou na Sapucaí com garra, e se ouvia os gritos “É campeã”, que vinham das arquibancadas, e que acabou se concretizando na apuração. A tricolor entregou o que prometeu no seu enredo, tirou todo estereótipo que dava a Exu uma imagem negativa e ruim, com o samba-enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu“, e se sagrou campeã.
d
d
d
Gil/ Foto: Isabelle Melissa

A verde, branco e vermelho, que é uma escola de Duque de Caxias, na baixada fluminense, vem tentando o título já há algum tempo, mas ficou em segundo lugar algumas vezes, e o último foi em 2020. Nesse carnaval foi diferente, onde Influenciadores como Gil do Vigor, Camila de Lucas, Bianca Andrade e a cantora Pocah foram musos, o que criou uma identificação com o público. O ex-BBB Gil puxou o grito de “É CAMPEÔ e a arquibancada correspondeu. O samba enredo grudou feito chiclete, já no início do desfile, e o público cantou junto. Ç

s
Grande Rio
Foto: Rachel Canejo/ Ag News
A apuração começou às 16h desta terça, 26/04, na Praça da Apoteose. A escola gabaritou em quase todos os quesitos que foram: bateria, comissão de frente, samba-enredo, harmonia, fantasias, alegorias e adereços, enredo, mestre-sala e porta-bandeira e evolução. Todos esses quesitos foram muito bem avaliados dando o título à escola. Em contrapartida, a São Clemente não saiu feliz da Apoteose. A Escola, que homenageou o ator e comediante Paulo Gustavo, teve alguns problemas técnicos, ainda no início do desfile, causando assim perda de décimos importantes para se manter no grupo especial. 
d
d
dd
d
Império Serrano é a campeã da Série Ouro e desfilará, em 2023, no Grupo Especial

 

Luciano, Larissa e Vyni,
Foto: Edna Rocha/ Ag News

Com o enredo “Mangangá“, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a Império Serrano, última escola do grupo de acesso a desfilar, que teve os ex-BBBs Luciano, Larissa e Vyni, entre tantos outros nomes,  venceu a série Ouro e voltou ao Grupo Especial, do Carnaval do Rio. A Verde e Branca de Madureira, contou a história do lendário capoeirista baiano Manoel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá. A Acadêmicos de Santa Cruz e Acadêmicos do Cubango foram rebaixadas.

 

 

Voltam ao Sábado das Campeãs (30), a partir das 22h:

Acadêmicos do Salgueiro (6º lugar)
Portela (5º lugar)
Unidos de Vila Isabel (4º lugar)
Unidos do Viradouro (3º lugar)
Beija-Flor de Nilópolis (vice-campeã)
Acadêmicos do Grande Rio (campeã)

 

 

Confira as fotos:

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *