Instituto Alana participa da COP 26 – Conferência do Clima que acontece em novembro

Atuação no evento ressalta a importância do debate sobre a crise climática a partir do olhar de direitos de crianças e adolescentes

z

Foto: Pixabay/Imagens gratuitas

Os eventos climáticos extremos ligados às mudanças climáticas, como ondas de calor, alagamentos e incêndios florestais, estão cada vez mais intensos. Para tentar frear essas mudanças velozes e tentar reverter essas condições para as próximas gerações, é preciso engajamentos e ações coletivas urgentes. Por isso, em novembro acontece, em Glasgow (Escócia) a COP 26, Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, onde líderes mundiais discutirão novos compromissos para mitigar as mudanças climáticas e apresentar seus planos de corte de emissões até 2030.

De olho na preservação do planeta, especialmente para garantir o futuro das crianças, o Instituto Alana está organizando diversas atividades para chamar a atenção para o tema, durante o período da COP. Entre as ações estão previstas intervenções urbanas, painéis, mesas de discussão, rodas de conversas, entre outras ações sobre clima e meio ambiente, com o intuito de debater a questão climática global e defender os direitos das crianças e adolescentes com justiça socioambiental na agenda global de clima.

d
.
“Para nós é extremamente importante estarmos presentes na COP 26 como organização observadora pela primeira vez. As mudanças climáticas já afetam bilhões de seres humanos, animais e biodiversidade. A poluição do ar, por exemplo, é considerada uma das maiores ameaças à saúde pública, um problema global que afeta em especial as crianças. Por isso, é fundamental fomentar um movimento construtivo, para salvaguardar a saúde das crianças em todo o mundo. Dessa forma, participar dessa conferência é uma oportunidade de proteger as múltiplas infâncias, especialmente as mais vulneráveis”, diz Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana.
d
a

Desde julho, o Instituto Alana, em parceria com a Parents For Future, realiza a Campanha Free To Play Outside (LivreParaBrincarLáFora), organizando aparições da Bolha Cinza, para dar visibilidade à poluição do ar e convidar famílias a se mobilizarem em ações por ar limpo para suas crianças em todo o mundo. A bolha apareceu em São Paulo, Boa Vista, Fortaleza, Niterói e, durante a COP, vai aparecer em Glasgow, na Escócia.

Dentro deste cenário, o Instituto Alana e La Clima lançam em outubro, a tradução para português do livro “Justiça Climática“, de Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Trata-se de um dos primeiros livros que aborda o assunto da justiça climática, de forma objetiva e clara, democratizando e amplificando a compreensão de um tema complexo.

E para alertar sobre a relação da crise climática e a garantia de sobrevivência e bem-estar das crianças, o Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana, lançou a série com conteúdos inéditos Emergência climática e as múltiplas infâncias: por um futuro no presente direcionada a educadores, famílias e toda a sociedade. Para além dos conteúdos aprofundados que terão duração de um ano, o portal e mais 10 organizações lançaram um vídeomanifesto com chamado urgente para assegurar o presente e o futuro desta e das próximas gerações .

s

JP Amaral
Foto: Divulgação

“A COP 26 será um marco decisivo para garantir um futuro muito próximo, de décadas, da nossa vida neste planeta. Aprendemos com a pandemia da Covid-19 a tomar decisões rápidas e investir substancialmente na ciência para a nossa saúde pública. É o momento de aplicar a mesma urgência para a crise climática, por nós, mas, especialmente, por nossas crianças que vão sofrer mais severamente os seus efeitos”, ressalta JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.
s

sd
Confira as ações que estão previstas para acontecer durante a COP26
z

05/11, às 17h (UK Time). Side event (Brasil HUB) – “Parem de queimar o Pantanal e a Amazônia”! Manter a floresta em pé, preservar a biodiversidade e reduzir as emissões de CO2

Painel de apresentação em formato de mesa de discussão abordando a importância de manter a floresta em pé e reduzir drasticamente as queimadas no Pantanal e na Amazônia. O painel trará diferentes vozes e perspectivas para esse objetivo: a voz ativista da juventude liderada pelo Fridays for Future, a voz dos povos indígenas que estão na linha de frente da preservação das florestas, a perspectiva do litígio climático e da incidência política das organizações da sociedade civil para garantir os investimentos necessários para este fim e a perspectiva da tecnologia e da ciência para gerar conhecimento dos ecossistemas orientados a novos modelos de desenvolvimento e da bioeconomia.

\

05/11 e 09/11. Side Event (Brasil HUB) – Painel sobre emergência climáticas e as múltiplas infâncias “As vozes das múltiplas infâncias sobre emergência climática: por um futuro no presente”

Neste painel online, Raquel de Paula, coordenadora do Lunetas, apresentará os impactos da emergência climática sobre as múltiplas infâncias do Brasil a partir da voz das crianças. O que elas entendem, o que acham e como se sentem?
a

Dia 05/11, às 10h (UK time). Brazil Climate HUB.

Dia 09/11, às 14h. (UK time) Glasgow Film Theater Screen 3.
a

06/11, das 15h às 16h15 (UK Time). Side event – Climate Litigation

Painel interativo entre as diversas organizações que articulam a defesa de direitos com a interface climática por intermédio do advocacy e litigância estratégica. Irá focar na importância do debate e da atenção na agenda climática para um olhar mais atento e sensível à questão do clima e da poluição do ar, além de abordar o cenário nacional e internacional da problemática climática.
a

09/11, às 9h30 ou às 11h (UK time). Justiça climática: esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável

Roda de conversa a partir da explanação de três painelistas principais. Baseado no lançamento do livro traduzido para o português – Justiça climática: esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável, da autora Mary Robinson, o painel é um convite à reflexão sobre as injustiças que estruturam o tema das mudanças climáticas e contextualizar as experiências e problemáticas abordadas pela autora com a realidade brasileira.

a

09 e 10/11. Side event (Brasil HUB) – O cenário e desafios da qualidade do ar na América Latina e sua relação com o dia a dia da população

Painel para discussão centralizada sobre qualidade do ar na América Latina destacando os principais desafios e problemáticas atreladas à crise climática. Pretende-se discutir sobre o monitoramento da qualidade do ar no cenário brasileiro, sobre os impactos da poluição no dia a dia dos cidadãos, em especial considerando as desigualdades sociais, territoriais, de renda e de idade. Neste aspecto, a correlação com as queimadas florestais e as emissões veiculares, com o clima, as cidades e a mobilidade urbana são essenciais. Também pretende-se discutir os desafios para garantir uma gestão adequada da qualidade do ar.

a

Dia 09/11, das 18:30 às 20:00 (UK time). People’s Summit for a Climate Justice

Dia 10/11, das 11h30 às 12h45 (UK time). Brasil Climate Action Hub

Ambos os eventos são presenciais com participações virtuais

a

Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

s
s

s

Por 2PRÓ Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *